‘You’re the Worst’ anda na corda bamba mais complicada da TV de ser ‘identificável, diferente e um pouco obscuro e sujo’

Para resumir You’re The Worst de Stephen Falk, que encerra sua quinta e última temporada na quarta-feira, basta olhar para a segunda temporada, na qual Jimmy suspeita que sua namorada, Gretchen, o está traindo.

Ela desaparece misteriosamente por longos períodos à noite, então uma noite ele coloca um bigode falso, entra em seu carro e a segue pelas colinas de Los Angeles. Ele finalmente a encontra estacionada na beira de um penhasco com vista para a cidade, onde ela está chorando enquanto segura um telefone flip. Jimmy se aproxima dela, levando a esta troca:

Jimmy: O que você está fazendo? Gretchen: Nada, só choro no meu carro. Jimmy: É algo que eu fiz? Então você não está dormindo com outra pessoa? Gretchen: Não, Jimmy. Estamos bem. Jimmy: Devo deixá-lo sozinho então? Gretchen: Sim, provavelmente. Jimmy: Ok, até mais. Então, por que você trouxe o telefone? Gretchen: Eu gosto de brincar de Snake enquanto choro. Jimmy: Esse é um jogo clássico.

Jimmy (Chris Geere), agora armado com o conhecimento de que Gretchen (Aya Cash) não tem uma amante, apenas vai embora - sem realmente curiosidade de porque Gretchen está chorando. O motivo, ficamos sabendo mais tarde, é que ela sofre de depressão clínica.

O resto da 2ª temporada segue Gretchen mergulhando cada vez mais na depressão - em um ponto tomando um punhado de pílulas enquanto bebia constantemente e chamando seus amigos de um buraco negro emocional - enquanto Jimmy tentava consertá-la.

A certa altura, Gretchen cuspiu: Talvez você possa entender isso. Eu não sinto nada. Sobre qualquer coisa. Cães. Doce. Discos do Old Blondie. Nachos. Vocês. Nós. Nada. Eventualmente, mesmo o egoísta Jimmy aprende a simplesmente estar lá para ela, que ela não precisa ser consertada. Uma trama que começa tão friamente termina com extrema ternura.

Quando li os primeiros roteiros, fiquei muito animado com o que parecia ser uma mudança constante de tom, Geere, que interpreta Jimmy, disse a ART M. O tom mudou em todo o lugar, o que é bastante emocionante, então poderíamos estar grande e amplo e exagerado em algumas partes e, em seguida, bastante sincero e sombrio em outras.

O programa FXX, centrado no relacionamento entre Jimmy e Gretchen, é a comédia romântica para pessoas que odeiam comédias românticas. É uma história sobre duas pessoas profundamente cínicas e muitas vezes terríveis que se apaixonam apesar de ativamente não quererem - e, portanto, é sobre duas pessoas que parecem horríveis acidentalmente aprendendo, uma através da outra, como não ser horríveis.

Ao mesmo tempo, o programa investiga questões reais, incluindo depressão, vício, aborto, as dificuldades do casamento e o PTSD que os veteranos de combate podem enfrentar. Enquanto isso, os personagens são apresentados quase objetivamente como, bem, digamos apenas pessoas que exigem muito trabalho (e, provavelmente, terapia).

Como resultado, o show certamente não é para todos. Geere reconheceu isso, dizendo que o público do programa quer ver coisas que sejam identificáveis, diferentes e um pouco sombrias e sujas.

Apesar da taxa de inscrição emocional exigida pelo programa (em um ponto, uma esposa literalmente esfaqueia o marido porque está entediada e cansada dele), ele durou cinco temporadas, seguindo Jimmy e Gretchen de quererem um jogo sem compromisso, um noite para entrar relutantemente em um relacionamento para se preparar para o casamento.

A cada temporada, chegávamos ao final e pensávamos: ‘Não tenho ideia se seremos escolhidos, mas seria uma pena se não pudéssemos continuar contando essa grande história’, disse Geere. Acho que é incrivelmente raro hoje em dia terminar em nossos termos e realmente encerrar a história que contamos por cinco anos, em vez de descobrir no Twitter que fomos cancelados.

Um dos motivos de seu medo é que o programa, principalmente quando estreou em 2014, era diferente de tudo na televisão.

Claro, programas nos quais os personagens eram objetivamente terríveis existiam, como Seinfeld ou It’s Always Sunny na Filadélfia, mas você não deveria torcer para a gangue. Por outro lado, um programa como Friends apresentou seus personagens como empáticos desde o início. Mas You’re The Worst teve que ganhar suas estacas emocionais olhando para porque os personagens agiam muito mal às vezes.

Eu particularmente gostei de encarnar Jimmy porque ele é diferente de qualquer outro personagem que protagoniza programas de TV, disse Geere. Eles são meio doces e charmosos ou são vilões, completamente desagradáveis. E acho que Jimmy tem todo o espectro: você pode odiá-lo em um minuto e sentir pena dele no minuto seguinte.

Em outras palavras, Jimmy parece ser uma pessoa real. Gretchen também. E esse é o brilho de You’re the Worst: o reconhecimento de que, às vezes, todo mundo é o pior. E isso, às vezes, ninguém fica.