‘Yoshi’s Crafted World’ é ‘C’ maiúsculo

Desenvolvido por: Boa sensação

Publicado por: Nintendo

Disponível em: Nintendo Switch

Não sou fã da música do Yoshi’s Crafted World. Acho que é uma representação espalhafatosa de música circense e antigos comerciais de loja de brinquedos. É um capricho de bater na cabeça que se infiltra no cérebro de uma forma que considero muito desagradável. . . ECA! Eu não gostaria que nada mais do que o restante desta revisão fosse tão negativo quanto as primeiras frases, mas honestamente não tenho mais nada para reclamar porque o resto deste jogo é implacavelmente ensolarado (no bom sentido).

O mundo artesanal de Yoshi é bonito com C maiúsculo. É uma confecção de níveis de cores vivas ordenados em torno de diferentes conceitos de jogo. Recentemente, joguei um pouco com um velho amigo de faculdade. Não fiquei surpreso quando ele se perguntou em voz alta se sua filha de cinco anos iria gostar. Eu imagino que os desenvolvedores pretendiam que ele colocasse essa mesma questão porque o Crafted World parece projetado para conquistar crianças e jovens adultos de espírito. A maioria dos níveis apresenta alguma ideia de jogo peculiar, seja Yoshi guiando um avião inflável ou vestindo uma caveira de dinossauro e quebrando paredes.

O enredo é tão alegre quanto você esperaria de um jogo sobre um dinossauro que engole os inimigos e os converte em ovos (jogáveis) que saltam de sua parte traseira. Os eventos são acionados após Kamek , uma tartaruga mágica, e Baby Bowser, seu jovem pupilo, se intromete nos dinossauros reunidos na Ilha Yoshi e tentam roubar a Pedra do Sonho do Sol. De acordo com a tradição, a Pedra, que fica no topo do ponto mais alto da ilha, é capaz de transformar sonhos em realidade. Embora um grupo de yoshis multicoloridos faça o seu melhor para evitar que as tartarugas vilãs escapem com ele, cinco das joias incrustadas da Pedra (também conhecidas como Dreamstones) são desalojadas na luta e se espalham por toda a ilha. Então, naturalmente, cabe a Yoshi - ou se você está jogando com outro jogador, os Yoshis - tentar recuperá-los.

Semelhante aos jogos anteriores da Good Feel, Kirby’s Epic Yarn e Yoshi’s Woolly World, Crafted World abraça uma estética artesanal de artesanato que embeleza o mundano. Caixas de ovos, copos plásticos vermelhos, clipes de papel desdobrados e latas são elementos de fundo atraentes. Essa estética é transmitida a algumas das criaturas do jogo. Há peixes que lembram recortes de papelão, uma cobra que parece ser feita de papel sanfonado e, meu favorito, um boss que é composto de um trem cruzado com um jacaré em forma de caixa: Um Trem de Jacaré.

Dependendo de como você joga, o Crafted World de Yoshi pode ser fácil ou moderadamente desafiador. Distribuídas ao longo de cada nível estão as flores sorridentes, algumas das quais são muito menos visíveis do que outras. Certos níveis também apresentam desafios. No Go-Go Yosh, você pode pilotar um grande Yoshi de brinquedo com luvas de boxe equipadas com Jerry e abrir caminho através de casas de brinquedo, carros e Shy-Guys que andam em balões procurando uma saída rápida. Jogue 9.000 pontos no valor de socos precisos e você ganhará três flores. (Ainda estou trabalhando nisso.) Ou tire setenta e cinco moles no palco Monty-Mole-B- Gone por mais três Smiley Flowers. As flores são usadas para apaziguar os porteiros que pontilham a ilha. Portanto, embora possa ser fácil passar por grande parte do jogo e colher as flores que encontrar, eventualmente esses guardiões vão atrapalhar seu progresso se você não estiver aspirando um número considerável de flores em cada nível.

O Crafted World de Yoshi é, bem, adorável. Um adulto deve reconhecer que nada tão cativante pode ser realizado sem muito trabalho de primeira qualidade.

Christopher Byrd é um escritor que mora no Brooklyn. Seu trabalho apareceu no New York Times Book Review, no New Yorker e em outros lugares. Siga-o no Twitter @Chris_Byrd .

Críticas recentes do jogo:

‘Sekiro: Shadows Die Twice’ é tão desafiador que você pode precisar jogar o controle de lado e dar uma longa caminhada

‘Tom Clancy’s The Division 2’ é um lugar divertido para visitar, mas você não vai querer morar lá

‘Ape Out’ é uma brincadeira selvagem movida a percussão

‘Devil May Cry 5’ é um potente doce para a tela