‘Wynonna Earp’ foi salva por fãs queer. Os criadores do programa estão retribuindo o favor com a temporada mais gay de todos os tempos.

Foi uma escada que levou os fãs de Wynonna Earp ao limite.

como caroline flack morreu

A cena de amor quente no episódio de 6 de agosto foi elogiado como um retrato ousado e realista de sexo entre duas mulheres - e uma reunião pela qual vale a pena esperar após o hiato de quase dois anos do programa Syfy. O casal, os personagens Nicole Haught e Waverly Earp, foram separados pelas estranhas forças de um jardim místico no final da 3ª temporada de 2018. Quando a rede não podia garantir o retorno do show, os fãs temeram que seu navio favorito nunca mais se reunisse.

Wynonna Earp, baseado em uma história em quadrinhos de Beau Smith, estreou no Syfy em 2016. O programa segue a trisneta de Wyatt Earp, Wynonna, a rebelde sagaz de jaqueta de couro encarregada de acabar com a maldição de sua família por caçar demônios em uma pequena cidade rural chamada Purgatório. Durante seus primeiros dois anos no ar, o show sobrenatural desenvolveu uma base de fãs leais, especialmente entre os espectadores queer.

Em meus 37 anos, esse show me faz sentir que estou bem. Que estou bem para ser eu, disse a fã de Wynonna Earp, Katie Cleek. Passei muito tempo com vergonha da minha verdade e esse show me ajudou a curar.

Uma campanha de fãs acabou ajudando a salvar o programa quando ele supostamente teve problemas financeiros e não foi imediatamente renovado para outra temporada em 2018. A criadora do programa, Emily Andras, decidiu expressar sua gratidão dando aos fãs queer o que eles queriam: representações autênticas de sua comunidade na tela.

Sempre digo que 'Earpers' poderia comandar o melhor país do mundo por causa da mobilização e da estratégia por trás disso, disse o ator Kat Barrell, que interpreta Nicole. Foi como o exemplo perfeito de uma comunidade porque todos estão vindo com o que são bons para trazer para a luta.

Nicole e sua namorada na tela, Waverly (interpretada por Dominique Provost-Chalkley), são a razão central pela qual os fãs queer estão profundamente envolvidos no programa. O retrato do casal inspirou o nome do navio WayHaught e legiões de fãs dando seu apoio à série. Um vídeo de compilação de seu relacionamento postado na página da Syfy no YouTube tem mais de 10 milhões de visualizações. Os atores também interagem com os fãs no Twitter em tempo real durante o show, aprofundando ainda mais sua conexão com o público.

Além da possessão demoníaca ocasional e experiências de quase morte, o relacionamento entre a Waverly e Nicole ainda ressoa com seu público - explorando temas como aceitação familiar, ex-namorados desagradáveis ​​e lealdade eterna.

Laura Naselli, co-fundadora da convenção de fãs Earp-a-palooza, diz que WayHaught é tão especial porque o show vai all-in no relacionamento do mesmo sexo. Quando você olha para a Waverly e a Nicole no programa, essa é uma das principais histórias de amor e está bem aí. Não há como esconder.

Em sua aparência, o show mostra ser um terror de faroeste cheio de ação, mas para seus fãs - os autoproclamados Earpers - é uma história sobre uma família encontrada.

Acho que um dos maiores temas em ‘Wynonna Earp’ é que você pode escolher sua família e juntar uma família de um grupo desordenado de desajustados, disse Barrell. Pode ser lindo e tão precioso e real quanto uma família de sangue.

Essa ideia de família encontrada não é única, mas é central na comunidade queer. Existe uma noção sempre presente de que quando alguém não é aceito por sua própria carne e sangue, eles podem criar uma família que se ame e se exalte.

A família de fãs se mobilizou com força total para salvar o show. Havia outdoors na Times Square, petições reunindo centenas de assinaturas e campanhas no Twitter. A hashtag #FightForWynonna se tornou um grito de guerra dirigido a Syfy.

As redes estão definitivamente prestando atenção e olhando o que está acontecendo na hashtag e quem está respondendo a elas, explicou Megan Townsend, diretora de pesquisa e análise de entretenimento da GLAAD.

Os fãs queer têm uma história de concentração em torno dos programas que os retratam. Sense8, um thriller de ficção científica no Netflix dirigido por Lana e Lilly Wachowski, não foi renovado para uma terceira temporada em 2018 e os fãs ficaram cambaleando por algum encerramento da narrativa complexa. A Netflix seguiu a acusação dos fãs e Sense8 teve um filme de encerramento de 151 minutos.

Em outros casos, os programas foram totalmente revividos por outras redes. Brooklyn Nine-Nine foi comprado pela NBC apenas um dia depois que a Fox anunciou que cancelaria o programa em 2018. Fãs queer de cor foram rápidos em notar que a decisão da Fox veio no momento em que a personagem Rosa Diaz, interpretada por Stephanie Beatriz, saiu como bissexual. E após sua terceira temporada em 2019, a Netflix lançou One Day at a Time, uma sitcom seguida por uma família cubano-americana baseada na sitcom de Norman Lear de 1975 com o mesmo nome. A reinicialização, que cobre temas como sexualidade e identidade de gênero, foi então retomada pela Pop TV da Sony.

Cancelar 'One Day at a Time' era ruim. O anúncio da Netflix foi pior.

Todos esses programas geraram fãs leais que foram rápidos em expressar seu alívio por mais episódios. Para alguns fãs, como Naselli, retribuir a Wynonna Earp foi um ato de gratidão.

Mostre-me um programa em qualquer lugar onde os escritores sejam elogiados todas as semanas, onde as pessoas conheçam os diretores, o nome do supervisor do roteiro, disse Naselli. Nós interagimos com eles, então foi uma forma de fazermos parte disso e de aproximar as pessoas dessa forma.

O final da midseason de Wynonna Earp vai ao ar no domingo, 30 de agosto, às 22h. Leste em Syfy.