Willow Smith transformou sua ansiedade em arte performática que ganhou um milhão de visualizações porque é onde estamos agora

Willow Smith, filha dos famosos Will Smith e Jada Pinkett Smith, está tocando air guitar com toda a seriedade. Agora ela está balançando os quadris em cima de uma grande caixa térmica que funciona como palco principal. Agora ela está se movendo como um zumbi balético ao redor de uma sala branca sob luzes roxas. Agora ela está respirando ar quente em uma parede de vidro e escrevendo uma mensagem (desenhando um coração?) Com o dedo para quem está do outro lado assistindo. Isso é estranho? sim. Isso é arte? Também sim. Isso é muito Willow? Sim novamente.

Na terça-feira, o mundo soube que Smith estaria convidando o público para assistir ao vivo na noite seguinte, enquanto o cantor / apresentador de talk show / iogue de 19 anos percorria os oito estágios de ansiedade ao longo de 24 horas em uma caixa, uma peça de arte performática ligada ao lançamento de seu quarto LP, apropriadamente intitulado The Anxiety.

O evento ao vivo, descrito no Twitch como uma personificação do espectro emocional dentro da mente humana por meio da arte performática, está acontecendo conectados - e na vida real no Museu de Arte Contemporânea Geffen Contemporary em Los Angeles - até 21h00 Horário do Pacífico na quinta-feira. De acordo com seu streaming de vídeo, houve quase 1 milhão de visualizações de pessoas sintonizando a experiência de Smith e seu parceiro criativo, Tyler Cole, passando por paranóia, raiva, tristeza, entorpecimento, euforia, forte interesse, compaixão e aceitação. E o trabalho de Smith, que caiu no meio de uma crise global de saúde, está inadvertidamente ampliando a própria ansiedade que ela está agindo.

Ok, o que seus olhos estão fazendo agora? Eles estão piscando? (Sim, você leu certo.) Eles estão grampeando? (Você poderia realmente ficar surpreso? Este é um garoto Smith de quem estamos falando.) Ou eles estão rolando?

Essa última reação - desdém, cinismo, talvez até exasperação - é fácil. Mas quando se trata de Willow Smith, que chicoteou o cabelo no coração da América há quase uma década e depois passou o mesmo tempo desembaraçando a imagem de um garoto famoso que virou pop, a coisa fácil é simplesmente chata.

Sintonizando a performance com o hipnótico álbum da dupla como trilha sonora e paredes brancas cobertas de aspas (você pode ser um portador de luz e eu não sou meu corpo), o trabalho é hipnótico e desorientador. O que estamos assistindo? O interior do cérebro de alguém? Dois garotos ricos tendo uma festa do pijama excêntrica em uma casa na árvore cheia de grafites? Uma das atuais 5.000 pessoas assistindo online tem a resposta na sala de bate-papo que acompanha o evento: Não há nada para descobrir. Apenas 2 pessoas pintando em uma sala ouvindo música. Não é uma ideia tão maluca.

Não, não é uma ideia tão maluca. Willow e seu irmão mais velho Jaden não são estranhos para críticas ou pensamentos fora da caixa. Anos atrás eles deram uma entrevista maluca em que discutiram a importância da escola (não muito) e da energia prana (muito). Foi a apresentação oficial de dois garotos famosos que o público antes só conhecia nos tapetes vermelhos, nos cinemas e nos videoclipes. Ambos se inclinaram para sua alteridade. Mais notavelmente no Red Table Talk, o programa do Facebook que ela coapresenta com sua mãe e avó, Willow cedeu toda a aparência da maravilha pré-adolescente de um sucesso em favor de uma vibe Lisa Bonet 2.0 que parece séria, atenciosa e sem muita pretensão .

Tudo isso torna a arte performática desta semana menos espetacular e mais subversiva.

Não é assim que as pessoas ficam tipo, ‘Oooh!’ Isto é para conscientização, Smith, que ela mesma tem ansiedade, disse ao Los Angeles Times em uma entrevista antes do evento.

Fiel à forma, outras pessoas famosas - Tilda Swinton, Shia LaBeouf, Solange Knowles e até Jay-Z - exploraram os limites e a liberação da forma de arte performática. Difícil de quantificar, no mínimo, a arte performática envolve um dar e receber direto entre o artista e o público, um colapso da quarta parede. Faz sentido, disseram alguns artistas do meio, que uma celebridade se sentisse atraída por ele.

As celebridades geralmente se tornam menos acessíveis quanto mais famosas se tornam, explicou Sheldon Scott, um artista performático que vive em Washington. Não importa que você seja uma celebridade. Todas essas coisas se dissolvem na prática da arte da performance real - ou deveria.

contagem regressiva da véspera de ano novo 2019

Naquela caixa de quinta-feira, havia pouco para marcar o status de celebridade de Smith, além da grande massa no número de visualizações. Em um ponto, ela se enrolou no chão em um edredom fofo, desenhando círculos à toa com o dedo no chão enquanto usava um par de orelhas de coelho brancas, enquanto músicas temperamentais do The Anxiety tocavam. Uma imagem perfeita de alguma coisa.

Gabrielle Civil, uma artista performática feminista negra e membro do corpo docente do California Institute of the Arts, disse que, especialmente para as jovens mulheres negras, a arte em geral tem sido uma grande prática centralizadora.

As pessoas às vezes podem balançar a cabeça em nossas travessuras selvagens, mas em nossas encarnações mais profundas, os artistas performáticos podem encontrar cura, presença e poder, disse Civil, que apontou para artistas consagrados na área, como Adrian Piper e Lorraine O’Grady como exemplos do cânone. Eu só desejo o melhor a [Willow], continuou Civil, autor de um livro de memórias sobre o meio, Engula o peixe .

Ela está tentando se abrir, e isso não é fácil de fazer para alguém que é tão público, disse ela. Ela está tentando reivindicar algum espaço para si mesma.