Por que a colaboração de Taylor Swift com as Dixie Chicks é tão significativa

No palco na frente de 20.000 pessoas em uma arena de Nova Jersey em 2011, Taylor Swift disse a multidão , Você sabe, todo mundo que toca um instrumento se lembra da primeira música que aprenderam na guitarra.

Swift acrescentou que a primeira música que aprendeu foi uma faixa linda e deslumbrante das Dixie Chicks chamada Cowboy Take Me Away. (O membro da banda Martie Maguire, que co-escreveu a música, estava na platéia naquela noite.) A multidão irrompeu em gritos altos quando Swift, com o violão nas mãos, lançou uma versão acústica do famoso hit de 1999 do grupo: Eu disse, eu quero tocar a terra / quero quebrá-la em minhas mãos ...

baterista de soco mortal de cinco dedos

Mais de oito anos depois, Swift lançou uma colaboração com a banda que teve uma influência crítica em sua carreira. Soon You’ll Get Better, a 12ª faixa de seu novo álbum, Lover, apresenta Dixie Chicks (Maguire, Natalie Maines e Emily Robison) harmonizando-se na balada. De várias maneiras, a música tem um significado profundo.

'Amante' de Taylor Swift: uma análise faixa por faixa, de letras codificadas a referências de Drake

Em primeiro lugar, o assunto: Embora Swift não explique explicitamente o significado, está claro que as letras - que fazem referência a um consultório médico, enfermeiras e frascos de comprimidos - são sobre A mãe de Swift, Andrea , e sua batalha contra o câncer. Pessoas desesperadas encontram fé, então agora eu oro a Jesus também, Swift canta. Ela luta com sua própria culpa - Eu odeio fazer isso tudo sobre mim / Mas com quem eu devo falar? / O que eu devo fazer / Se não houver você? - antes que o desespero comece durante o refrão: Logo, você vai melhorar ... porque você precisa.

Mesmo para Swift, conhecida por escrever sobre sua vida e relacionamentos, o assunto é extremamente pessoal. Fãs relatado que quando ela tocou a faixa durante suas sessões secretas de pré-visualização do álbum, ela teve que sair da sala. Durante uma transmissão ao vivo do YouTube na semana passada, Swift reconheceu que era a música mais difícil de escrever e que ela não tinha certeza se deveria incluí-la no álbum.

Nós, como uma família, decidimos colocar isso no álbum. É algo de que tenho tanto orgulho, ela disse , acrescentando que ela tem problemas para cantá-lo. É difícil lidar emocionalmente com essa música.

O fato de as Dixie Chicks estarem envolvidas adiciona outra camada de significado. Em um nível, a conexão é clara: o co-escritor e produtor de Swift na faixa é Jack Antonoff, quem esta trabalhando com as Dixie Chicks em seu primeiro álbum em 13 anos.

Erinn Hayes Kevin pode esperar

O videoclipe de Taylor Swift para 'You Need to Calm Down' apresenta uma série de estrelas LGBTQ. Tornamos mais fácil identificá-los. (Adriana Usero / ART M)

Mas Swift e a banda também estão ligados como expatriados da música country. Swift se despediu publicamente de Nashville em 2014, quando embarcou em seu primeiro projeto de puro pop, 1989. (Ela continua a escrever canções para outros artistas country.) As Dixie Chicks, é claro, foram mais ou menos colocadas na lista negra do country depois que Maines criticou O presidente George W. Bush em 2003 durante um show em Londres, dizendo: Temos vergonha de o presidente dos Estados Unidos ser do Texas.

A polêmica que se seguiu claramente impressionou Swift ao longo dos anos. No uma entrevista recente com o Guardian , ela se lembrou de executivos de Nashville aconselhando-a a manter suas opiniões políticas para si mesma, para não acabar como as Dixie Chicks, uma das artistas country mais bem-sucedidas da história.

Eu assisti a música country apagar aquela vela. O grupo mais incrível que tivemos, só porque falavam sobre política, disse Swift, que também lutou para saber se compartilhava de suas crenças políticas. Eles foram feitos um exemplo de tal forma que basicamente todos os artistas country que vieram depois disso, todos os selos dizem a você: 'Simplesmente não se envolva, não importa o que aconteça.'

Incluindo as Dixie Chicks no Lover, que já vendeu mais cópias em sua primeira semana do que qualquer outro álbum deste ano, Swift parece estar mandando uma mensagem. Claro, ela é genuinamente uma fã de longa data, mas conforme ela se alinha com o trio - para não mencionar, falando sobre o que aconteceu com eles em 2003 - ela também está deixando os guardiões de Nashville saberem exatamente o que ela pensa sobre a decisão de excluí-los.

Chicks stans never unstan, Swift tweetou para a banda em abril, referindo-se a um termo que denotava um fã obcecado e levando as pessoas ao frenesi sobre uma possível colaboração. As Dixie Chicks ainda têm uma legião significativa de fãs leais, mas o apoio de outros cantores nunca atrapalhou - especialmente quando é de uma das maiores estrelas country que virou pop no planeta.