Por que ‘First Man’ destaca o poema falado de Gil Scott-Heron ‘Whitey on the Moon’

À menção do histórico pouso lunar de Neil Armstrong, pensamos em suas palavras: Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade. Pensamos na jornada perigosa de Armstrong, Buzz Aldrin e Mike Collins que levou àquele momento em 1969, alimentada por seu desejo implacável de descobrir o desconhecido. Mas poucos pensam nos americanos que questionaram se o programa espacial da NASA valeu a pena e o custo.

O filme First Man, lançado sexta-feira, pretende mudar isso.

Fiquei muito, muito compelido desde o início com a ideia de puxar o verniz do que tem sido, eu acho, uma história bem açucarada, disse Josh Singer, que escreveu o roteiro do filme de Damien Chazelle (La La Land), um tanto sombrio assumir a vida e carreira de Armstrong na década de 1960.

Chazelle e Singer executaram a ideia retratando tanto a perseverança daqueles no programa espacial quanto os sentimentos apaixonados daqueles que se opõem ao seu custo. Uma cena memorável captura essa dissonância ao justapor o desastre da Apollo 1, em que um incêndio matou três astronautas durante os testes pré-vôo, com pessoas protestando contra o programa da NASA - tudo pronto para uma leitura empolgante do trabalho do músico e poeta Gil Scott-Heron Whitey on the Moon.

Um rato mordeu minha irmã Nell, com whitey na lua, Leon Bridges, que interpreta Scott-Heron, recita sobre uma batida de tambor. Seu rosto e braços começam a inchar, e o branco está na lua. Eu não posso pagar contas médicas, mas o branco está na lua. Daqui a dez anos estarei pagando ainda, enquanto o branco está na lua. (Clique aqui para ler o poema completo.)

laura dern grandes mentiras

Se Scott-Heron realmente executou o poema em um protesto - ele incluiu uma gravação dele em seu álbum de estreia, Small Talk at 125th and Lenox, que foi lançado um ano após o pouso na lua - seu impacto é inegável. O poeta, então com 20 e poucos anos, desprezou a NASA por usar seus dólares de impostos para financiar a viagem de Whitey à lua enquanto ele e sua família viviam na pobreza. O governo fez pouco para ajudar seus cidadãos negros, sugeriu ele, levantando uma questão que até hoje costuma ficar em segundo plano na narrativa romantizada da corrida espacial: a quem as viagens caras realmente beneficiaram?

Apesar de todos esses problemas, devemos comemorar essa conquista que nada tem a ver com a vida de americanos reais, disse Marcus Baram, autor da biografia Gil Scott-Heron: Pieces of a Man, sobre a mentalidade do poeta. Foi uma época tumultuada - a guerra, pessoas morrendo no exterior. E de repente, você tem esse evento aleatório onde dezenas de milhões de dólares [são] usados ​​para enviar esse cara à lua.

‘First Man’ é um olhar solene, porém emocionante, do primeiro pouso na lua

Roger Launius, ex-historiador-chefe da NASA, escreveu em um jornal de 2003 que muitos americanos sentiam o mesmo que Scott-Heron: consistentemente, ao longo da década de 1960, a maioria dos americanos não acreditava que a Apollo valia o custo, com a única exceção a isso uma pesquisa feita na época do pouso lunar da Apollo 11 em julho de 1969. E, consistentemente, ao longo da década, 45-60 por cento dos americanos acreditaram que o governo estava gastando muito com o espaço.

Whitey na Lua destacou a existência de duas Américas. Nascido em Chicago e parcialmente criado em Jackson, Tennessee, Scott-Heron se mudou para a cidade de Nova York aos 12 anos e foi um entre um punhado de alunos negros em seu colégio. Ele estava bem ciente de sua cor de pele durante a juventude, de acordo com Baram, e no final dos anos 1960 freqüentou a faculdade historicamente negra da Lincoln University na Pensilvânia porque Langston Hughes tinha ido para lá.

A carreira de Scott-Heron floresceu depois disso, e ele começou a produzir música e poesia que o levaria a ser considerado o padrinho do rap. Ele escreveu A revolução não será televisionada, sua obra mais famosa e que continua a parecer relevante, em 1968.

Este é o homem cujo trabalho precisava ser ouvido em First Man, de acordo com Singer, que credita totalmente a Chazelle a ideia de incorporar Whitey on the Moon ao filme. O primeiro rascunho do roteiro continha trechos de áudio consecutivos de comentários sobre a Guerra do Vietnã e os assassinatos do reverendo Martin Luther King Jr. e Robert F. Kennedy na mesma cena, disse Singer, e apenas o segundo rascunho teve Bridges executando Whitey na Lua.

Mas nenhum dos rascunhos parecia certo. Eles acabaram movendo os bits de áudio para outro lugar - há alguma discussão sobre a guerra enquanto Janet Armstrong (Claire Foy, que interpreta a esposa de Neil de Ryan Gosling) lava roupa - e pousou no desastre da Apollo 1 / justaposição Whitey on the Moon.

A luta com isso é: como tornar a história evocativa? Como você faz a história falar para uma geração contemporânea? Disse Singer. O instinto de Damien de ir para o momento Gil Scott-Heron foi muito inteligente. . . . Realmente transmite de forma visceral qual é o problema.