O que é ASMR? A tendência estranhamente satisfatória que tomou conta da beleza do YouTube

Pesquise ASMR no YouTube e você encontrará o que parece ser uma comunidade de nicho de entusiastas, e personalidades de vários gêneros estão dando um toque diferente a essa tendência.

Em 2016, houve mais 5 milhões de vídeos ASMR na plataforma, e está se espalhando conforme os criadores de vídeo começaram a adotar o sussurro sussurrado característico do ASMR. Em 2018, os sussurros ficaram mais altos com publicações como o Nova-iorquino , BuzzFeed, New York Times e ART M escreveram sobre isso.

Jennifer Allen cunhou o termo ASMR, abreviação de resposta meridiana sensorial autônoma , em 2010, e suas diversas técnicas têm como objetivo estimular o relaxamento, aliviar o estresse e induzir o sono.

No YouTube, vlogger de beleza Symphani Soto bate os dedos em um frasco de vidro de primer antes de aplicá-lo em sua pele durante um tutorial de maquiagem. ASMR querido silenciosamente espalha um blush rosa em suas bochechas. Cardi B desliza suas unhas parecidas com garras de gato contra um microfone enquanto ronrona sua frase de efeito, Okurr. '

Todos esses sons criam uma sensação de formigamento (e às vezes sensual) para os telespectadores. E as interpretações de beleza do YouTube variam do tradicional ASMR à pura comédia.

Sophia Chang

Os mais de 700.000 inscritos de Sophia Chang vêm ao canal dela para todas as coisas sobre beleza e estilo de vida, mas sua curta série ASMR é um curso intensivo sobre esse gênero da moda. A maioria de seus vídeos são tutoriais de cuidados com a pele que empregam táticas clássicas de ASMR para um efeito calmante: ela narra em um sussurro ofegante, esfrega o microfone com os dedos enquanto o toner endurece, bate na embalagem de cada produto com as unhas e espirra o líquido em suas garrafas. No geral, os tutoriais de Chang criam uma experiência relaxante e íntima.

Manny COMPRAR

Manny Gutierrez, também conhecido como Manny MUA, é tão conhecido por seu humor exagerado quanto pelo drama do ano passado no YouTube de beleza. Seu canal apresenta análises de produtos de beleza, tutoriais de maquiagem e desafios do YouTube com suas peculiaridades. Mas seu comentário rápido é ainda melhor quando sussurrado no microfone. Durante esta versão ASMR, Gutierrez deixa os palavrões voar entre piadas bilíngues e piadas autodepreciativas sobre sua pele. Acima de tudo, sua torção no gênero destaca o som estranhamente satisfatório de uma escova acariciando a bochecha de alguém ou um estalo de lábio pegajoso.

IAMKARENO

Karen Yeung é uma vlogger de Los Angeles com muitos lances de moda, desafios de maquiagem, análises de K-beauty e looks inspirados na cultura pop em seu canal IAMKARENO. Yeung é conhecida por sua produção refinada e estilo moderno, mas seu vídeo ASMR na linha de produtos da galáxia da Fenty Beauty se destaca por sua qualidade de som e edições de valor comercial. Ao contrário do vídeo ASMR carregado de sussurros típico, IAMKARENO não inclui narração. Ela experimenta cuidadosamente cada produto à medida que completa um look de maquiagem, semelhante a um tutorial Get Ready With Me popular no YouTube. Com uma exceção: o visual é definido com o som de um ruído branco celestial tênue, pontuado pelos sons de Yeung aplicando maquiagem.

Jackie Aina

Se você é novo no ASMR e não acha os vídeos atraentes, assistir a Aina sussurrar e ler os comentários negativos de seus feeds sociais pode fazer você mudar de ideia. Aina está na plataforma há 10 anos e deixou sua marca com tutoriais hilariantes, críticas contundentes e combinações criativas de maquiagem e perucas. Desta vez, temos uma abordagem diferente em seu estilo usual: Mukbang, um estilo de vídeo popularizado na Coreia do Sul que mostra uma apresentadora comendo uma grande quantidade de comida; o clássico sussurro ASMR; e comentários rápidos. Em vez de um tutorial sobre sua maquiagem de olhos azuis estelar, assistimos Aina ler comentários e interpor respostas engraçadas. Em resposta a um usuário que tuitou, Jackie Aina parece um cavalo, ela agarra o microfone, puxa-o para mais perto de sua boca para um efeito dramático e solta um sonoro NAAYY! ' Conhecida por falar abertamente sobre a indústria da beleza, Aina também aborda as respostas frequentemente racistas que recebe por falar abertamente.

Chynaunique ASMR

O canal de Chynaunique, nativo do Texas, apresenta vídeos de compras de maquiagem, comendo alimentos texturizados, vídeos ASMR feitos em locais públicos e dramatizações. Neste vídeo, ela finge visitar uma amiga para ajudá-la a aplicar cílios postiços. Ela narra cada etapa do aplicativo como se estivesse falando com um amigo, ao mesmo tempo em que adiciona grampos do gênero ASMR. Por exemplo, ela bate suavemente os dedos de acrílico em cada produto e estala a língua enquanto explica como aplicar os cílios. Chynaunique ASMR é para o entusiasta iniciante que pode gostar de RPG inspirado na beleza, mas ainda está explorando quais técnicas, chamadas gatilhos, eles gostam.

Vida com mak

Makenna Kelly, de 13 anos, é ASMRtist com mais de 1,4 milhão de assinantes. Típico dos YouTubers, Kelly combina gêneros como comida, beleza e ASMR para obter uma vantagem competitiva. Enquanto ela alegremente bate suas unhas de acrílico bem cuidadas em uma paleta de sombras de olhos de James Charles, Kelly narra uma revisão em sussurro e até mesmo come uma réplica comestível da paleta. O Mak significa significado, aceitação e gentileza e sua popularidade é tão polêmica quanto cativante. Os espectadores deixam comentários e até pagam para ver Kelly empregar essas técnicas, mas isso também alimentou discussões sobre Política de segurança infantil do YouTube . O canal dela é um ponto de discussão sobre jovens criadores e uma introdução às técnicas populares de ASMR.