O que torna 'Rocketman' um filme biográfico musical único? Na verdade, mostrando sexo, drogas e rock and roll.

Muito foi feito sobre a insistência de Elton John de que os cineastas por trás de seu filme biográfico Rocketman não lixassem as bordas de sua vida às vezes tumultuada.

Uma peça que o joão escreveu no Guardian sobre o filme, que estreou na sexta-feira, tem circulado na Internet algumas vezes recentemente: alguns estúdios queriam diminuir o tom do sexo e das drogas para que o filme fosse classificado como PG-13. Mas eu simplesmente não levo uma vida avaliada em menores de 13 anos. Eu não queria um filme cheio de drogas e sexo, mas da mesma forma, todos sabem que eu bebi bastante tanto durante os anos 70 e 80, então não parecia haver muito sentido em fazer um filme que implicava isso depois de cada show, eu voltei silenciosamente para o meu quarto de hotel com apenas um copo de leite morno e a Bíblia de Gideão como companhia.

Isso pode soar como um estratagema excitante para vender ingressos, mas aponta para o que faz Rocketman funcionar, particularmente em uma era de biópsias mornas como o muito premiado, mas desprezado filme sobre Freddie Mercury, Rapsódia boêmia. Embora Rocketman tenha sido dirigido por Dexter Fletcher, que na verdade terminou a biografia do Queen após a saída de Bryan Singer, os dois filmes não poderiam ser mais distantes.

Sexo, drogas e rock and roll

Uma das principais falhas da Rapsódia Boêmia e de outros filmes do gênero, como Ande na linha sobre Johnny Cash e Raio sobre Ray Charles, é a maneira como eles atenuam os aspectos menos saborosos da vida do artista. Parte da razão parece ser que esses filmes visam criar um brilho caloroso no público - o mesmo brilho criado pelas canções que tornaram essas pessoas populares em primeiro lugar. Os espectadores precisam lidar com seus lados mais sombrios, mas apenas por um momento.

Aqui está o problema com 'Bohemian Rhapsody' (e todo filme biográfico musical já feito)

Bem como Keith Moon fez com aquele aparelho de televisão infame, Rocketman joga essa fórmula pela janela do hotel. Em vez de encobrir as partes ásperas - ou seja, os problemas de raiva de John e o vício em álcool, cocaína e sexo - ele se concentra neles. Em grande parte do filme, John não é um personagem muito agradável. Ele é cruel, narcisista, chapado, bêbado e apavorado. Ele não afasta todos que o amam, mas apenas intimida por eles.

E a câmera não desvia o olhar. Assistimos John cheirar montanhas de cocaína, apenas para vê-las retornar como sangue escorrendo de seu nariz. Sexo sem paixão e atividades adjacentes à orgia miserável preenchem a tela. Os estômagos são bombeados com todos os detalhes.

Afastando-o de outros filmes do gênero, as canções de John - muitas das quais podem soar pop e agradáveis, mas são na verdade sobre tristeza e solidão - são utilizadas durante esses momentos sombrios. Homem foguete, a música que deu nome ao filme, começa quando John tenta um suicídio (muito) público. O filme lembra que nossas canções favoritas geralmente vêm de lugares dolorosos e faz com que nos lembremos delas também.

baterista de soco mortal de cinco dedos

Crítica: Taron Egerton brilha em um 'Homem-foguete' estranhamente escuro

Sentimentos sobre fatos, temas sobre cronogramas

A maioria dos biopics sobre músicos tende a mexer tanto com a verdade quanto com os cronogramas, mas muitas vezes os cineastas tentam se manter fiéis à ordem geral em que as músicas foram lançadas.

Rocketman se preocupa apenas superficialmente com ambos, como deixa claro em sua sequência de abertura, que encontra John em uma roupa de diabo laranja brilhante, lantejoulas caminhando em câmera lenta em direção ao que assumimos ser um palco. Isto é, até que ele chute a porta e esteja em uma reunião de 12 passos.

O filme é repleto de sequências de fantasia surreal que elevam o clima em qualquer momento particular. Durante a estreia de John no Troubadour em Los Angeles, ele e o público literalmente se levantaram e começaram a flutuar acima do chão por um tempo. Adicione o fato de que grande parte do filme é um musical de jukebox, e não é surpreendente que uma das primeiras cenas mostre John quando criança, seus pais e sua avó cantando partes de Eu quero amor, que ele e Bernie Taupin não escreveram até 2001.

pais jovens brancos jaboukie

O resultado final é o filme sentimentos como a vida de John, que é mais eficaz do que ver uma carreira de décadas comprimida em duas horas. Como o próprio John escreveu, o objetivo era fazer algo que fosse como a minha vida: caótico, engraçado, louco, horrível, brilhante e sombrio. Obviamente, nem tudo é verdade, mas é a verdade.

Elton John ajudou a fazer seu próprio filme biográfico, ‘Rocketman’. Isso o tornou mais honesto do que ‘Bohemian Rhapsody’.

Taron Egerton realmente canta

De certa forma, esse pode ser o aspecto mais importante do filme. Quando Rami Malek ganhou o Oscar por sua interpretação de Mercúrio, uma crítica comum foi que tudo o que o ator fez foi usar dentes falsos e sincronização labial. Esse não é totalmente verdade , claro, e Malek é um ator elogiado. Mas há algo faltando quando um ator imita o canto, ao invés de realmente fazê-lo.

Egerton, o Kingsman ator que brilha no papel de John, canta todas as músicas aqui. A importância dessa decisão, na qual John insistiu, adiciona um imediatismo e uma dinâmica emocional a essas canções, mesmo que sejam covers.

A carreira de Elton John existe no espaço onde a fantasia encontra o fato, o ridículo encontra a realidade e o acampamento encontra a certeza. Rocketman mostrou exatamente isso.