Vince Gill ainda está surpreso com a forma como a música country 'enterrou' as Dixie Chicks

Já se passaram mais de 16 anos desde que a indústria da música country efetivamente evitado The Dixie Chicks por causa das críticas da cantora principal Natalie Maines ao presidente George W. Bush durante a invasão do Iraque, mas o incidente ainda provoca fortes sentimentos.

É por isso que muitos espectadores ficaram surpresos quando a polêmica não foi abordada no documentário Country Music de Ken Burns, um mergulho de 16 horas no gênero. (Os produtores disseram que estreitaram deliberadamente o escopo para o século 20.) E o assunto surgiu esta semana durante um webinar organizado pelo Country Radio Seminar (CRS) em Nashville, que contou com a participação do escritor e produtor de música country Dayton Duncan, bem como country superstar Vince Gill, que fez várias aparições no documentário.

A certa altura, Gill foi questionado sobre um episódio do filme que abordava artistas da música country que abordaram questões sociais polarizadas na década de 1960. Por que, perguntou o moderador e diretor executivo do CRS, RJ Curtis, muitos cantores country modernos freqüentemente se recusam a discutir política hoje?

snl eddie murphy host 2019

Dolly Parton em 'I Will Always Love You' é o grande ponto alto da 'música country'

Depois de saudar Johnny Cash como um dos poucos artistas verdadeiramente francos do country, Gill acrescentou, eu defendi as Dixie Chicks 20 anos atrás, quando elas as enterraram.

Por eles, ele claramente quis dizer a resposta da indústria depois de Maines, durante um show de março de 2003 em Londres, ter dito a famosa frase: Só para vocês saberem, estamos do lado bom com vocês. Não queremos essa guerra, essa violência, e temos vergonha que o presidente dos Estados Unidos seja do Texas.

A citação de Maines se tornou viral, e houve uma resposta furiosa do mundo da música country. Embora o trio (também formado por Emily Robison e Martie Maguire) tenha sido um dos artistas de maior sucesso na história do gênero, as rádios country pararam de tocar suas canções; os fãs destruíram seus CDs; eles receberam ameaças de morte.

Quanto a Gill, ele foi de fato uma das poucas figuras de destaque que veio em sua defesa.

desfile do dia de ação de graças cbs 2018

Há líderes políticos que disseram coisas muito piores sobre George Bush do que Natalie. Ninguém os rasga por isso, sabe? Gill disse em abril de 2003 no CMT Flameworthy Awards em Nashville, de acordo com TheBoot.com . Eu meio que sinto que ela já foi golpeada o suficiente.

A próxima semana, Gill esclareceu ao Tennessean que ele tinha uma visão completamente oposta de Natalie Maines porque as tropas e o presidente não têm um apoiador maior do que eu. Ainda assim, ele acreditava na liberdade de expressão. Um mês depois, no Academy of Country Music Awards, o público vaiou quando as Dixie Chicks foram mencionadas. Enquanto estava no palco apresentando o prêmio de artista do ano, Gill advertiu a multidão.

Pare, pare com isso, ele disse, de acordo com Entertainment Weekly . 'Você sabe quem é abençoado quando você perdoa: você.

Na ligação do CRS, Gill disse que o pai de Natalie, o guitarrista de aço Lloyd Maines, o viu alguns anos atrás e disse a ele: 'Eu queria dizer isso a você há muitos, muitos anos, mas você e Roseanne [Cash] foram as únicas duas pessoas que defenderam meu filho. E, como pai, só queria agradecer a você.

(Em 2003, Cash disse ao Salon ela estava preocupada com Maines: O que podemos fazer para ajudar essa pobre garota? Eu não pude acreditar quando estive em Nashville na semana passada no que eles estão fazendo com ela: tratores atropelando os discos, insistindo que ela fosse à TV para se retratar.)

Gill ainda está impressionado com a forma como a situação se desenrolou. Eu achei muito surpreendente que eles meio que enterraram eles apenas por fazerem um comentário provavelmente não tão educado, ele continuou. Mas tudo que eu disse foi: ‘Cara, ouço pessoas dizerem coisas muito piores sobre ele todos os dias no Capitólio e ninguém faz churrasco por isso. Por que você vai tirar a carreira deles? '

Aliás, deixando Dixie Chicked em Nashville ainda é um medo real, e é por isso que alguns artistas temem falar sobre qualquer coisa controversa. O próprio Gill não se conteve: seu novo álbum, Okie, (que ele chama de muito ousado) cobre tópicos desde a gravidez na adolescência até o abuso sexual.

quando o mac miller morreu

Não estou tentando fazer uma declaração e dizer ‘Acredite no que eu acredito’, disse Gill. Eu só acho que se você pode ter uma conversa justa, decente e graciosa sobre qualquer assunto, ninguém precisa se desvencilhar completamente de toda aquela divisão.