‘Tetris’ se torna ainda mais viciante em ‘Tetris Effect’

Desenvolvido por: Monstars Inc., Resonair

Publicado por: Realçar

Disponível em: PlayStation 4, PlayStation VR

Eu nunca me considerei um fã de Tetris. Claro, eu jogava ocasionalmente quando criança, sempre que um amigo largava brevemente seu Game Boy, mas não tenho boas lembranças de alinhar blocos caindo em fileiras organizadas para fazê-los desaparecer. Claro, o jogo de Alexey Pajitnov deve ser considerado um dos videogames mais acessíveis e amplamente reconhecidos da história. Nunca imaginei que uma de suas iterações me impediria de dormir. É por isso que, lentamente, ao longo da semana passada, tentei fazer as pazes com a possibilidade de que o Efeito Tetris seja um jogo que amo demais.

Projetado por Tetsuya Mizuguchi , o renomado designer japonês de Rez, Tetris Effect é uma mistura arrebatadora de visão e som que um amigo meu comparou a uma rave matemática. Embora qualquer pessoa com um PlayStation 4 possa se divertir manipulando as formas geométricas do jogo e vibrando com sua trilha sonora eletrônica global, o Tetris Effect é melhor experimentado no PlayStation VR, onde é uma ordem de magnitude mais envolvente. Há uma grande diferença entre assistir tartarugas nadando ao seu redor no palco Turtle Dreams e vê-las contornar a matriz do jogo ou o campo de jogo em uma TV. Estar envolto em seu ambiente de RV sem mais nada para distraí-lo ajuda muito o jogo a atingir seu objetivo declarado de induzir o Efeito Tetris ou a síndrome Tetris em que imagens de blocos caindo vazam do jogo para colorir nossas percepções, sonhos, etc. ... Sim, é muito alucinante.

Jogue a campanha principal, uma viagem de emoção e descoberta. lê o slogan que descreve o modo de jornada do jogo. Alguém pode se perguntar como um jogo de quebra-cabeça tão conhecido poderia cumprir essa pretensão elevada, mas basta jogar alguns estágios na RV para perceber que experiência sensual e tátil Mizuguchi criou ao fundir Tetris com os elementos de um jogo de ritmo.

Conforme você gira os tetrominós - os blocos em forma de quatro cubos que constituem os componentes básicos do Tetris - a música responde com notas graciosas que harmonizam o que você está fazendo com o que ouve. Além disso, o Tetris Effect alavanca de forma brilhante as capacidades táteis do DualShock para que você sinta o controlador pulsar ou vibrar no ritmo da música. Em um palco como o Downtown Jazz, a manipulação de tetrominos gera riffs de piano, enquanto em Hula Soul, eles contribuem para uma celebração percussiva. Nos últimos estágios do jogo, onde a música acelera visivelmente com a queda dos tetrominos, é difícil se concentrar em outra coisa senão na tarefa em mãos. Tudo conspira para colocá-lo em transe.,

Em termos de jogabilidade, uma das novidades que o Efeito Tetris adiciona à fórmula é uma mecânica de zona. À medida que você limpa as fileiras de linhas, um medidor na parte inferior da tela é preenchido gradualmente. Reúna carga suficiente e você pode ativar a mecânica da zona tocando em um dos gatilhos do controlador. Isso faz com que os tetrominos parem de cair até que você insira suas instruções. Naturalmente, isso pode ajudá-lo a sair de situações duvidosas, como quando você se vê chegando mais perto do topo da matriz, mas também pode ajudá-lo a acumular pontos. No modo de zona, as linhas apagadas não contam para as 36 linhas necessárias para completar um estágio, então você pode prolongar uma boa corrida.

Tetris tem tudo a ver com construir e liberar tensões. Ele o recompensa por acatar o perigo de construir suas fileiras altas para derrubá-las todas de uma só vez. O que torna o Tetris Effect especial é a maneira inteligente com que usa música e imagens para amplificar os prazeres meditativos de um jogo que visa trazer ordem ao caos. É tão bom que provavelmente deveria ser ilegal.

Christopher Byrd é um escritor que mora no Brooklyn. Seu trabalho foi publicado no New York Times Book Review, no New Yorker e em outros lugares. Siga-o no Twitter @Chris_Byrd .

Críticas recentes do jogo:

‘Battlefield V’ luta para dar sentido à história

‘Red Dead Redemption 2’ é de cair o queixo em todos os níveis

‘My Memory of Us’ é uma aventura elegantemente animada com um enredo que alguns podem achar desanimador

‘Astro Bot Rescue Mission’ reacende a diversão do jogo até mesmo para os mais cansados