‘Sunless Skies’ é um jogo majestosamente cruel

Sunless Skies

Desenvolvido por: Jogos Failbetter

Publicado por: Jogos Failbetter

conversa de mesa vermelha olivia jade

Disponível em: Mac, PC

Sunless Skies é um jogo majestosamente cruel. Abandonei uma campanha depois que a tripulação do meu trem espacial se transformou em um bando desordenado de canibais. Na minha próxima tentativa, porque as misérias que podem visitar o capitão e a tripulação de uma pessoa são legião, deduzi que agi precipitadamente. Durante as duas dezenas de horas que passei na minha aventura atual, fiz acordos horríveis com pessoas astutas, perdi membros da tripulação em expedições lamentavelmente despreparadas e geralmente me encolhi diante do meu monitor esperando pela próxima calamidade.

Ambientado em 1905, Sunless Skies é um RPG Steampunk que imagina um universo em que os britânicos colonizaram as estrelas com uma frota de trens celestes. A visão do espaço apresentada no jogo é um lugar pulsante de vida hostil e estranhas maravilhas, como uma comunidade artística construída sobre as pétalas de uma orquídea gigante ou estruturas arquitetônicas que desafiam a cartografia. No início, você assume o controle de uma locomotiva após uma viagem desastrosa para o Reino Azul, também conhecido como a Terra dos Mortos, que reivindica a vida de seu capitão. Sua primeira tarefa é explorar The Reach, uma extensão indomada e sem sol dos céus. Espalhados por The Reach estão postos comerciais onde as pechinchas podem ser abocanhadas em bens especiais.

Cultivar uma rede de rotas de navegação é a chave para manter sua empresa funcionando, já que viajar consome combustível e suprimentos, e você precisará de dinheiro para atualizar o navio e manter as provisões bem abastecidas. Andando por aí, você encontrará uma variedade de pessoas e organizações com seus próprios interesses. Entre as facções concorrentes estão os londrinos (leais ao governo britânico) e os Tacketies (colonos em busca de autodeterminação). O jogo deixa para você escolher um lado, jogar os dois lados um do outro ou permanecer neutro.

arquivos wendy williams para o divórcio

Depois de ganhar experiência suficiente com seus feitos coletivos, você pode subir de nível seu capitão escolhendo entre diferentes traços de personagem, cada um carregando um conjunto diferente de estatísticas - força, persuasão, discernimento, engano, etc. - e potenciais riscos narrativos. Dependendo de suas escolhas, um capitão pode ser assombrado, apaixonado, um caçador de emoções, um ex-presidiário, da base ou do topo da pirâmide econômica, ou qualquer outra coisa. As estatísticas associadas a essas escolhas afetam as chances de muitos dos encontros casuais no jogo.

A progressão através dos céus sem sol pode assumir uma de duas formas. Um modo legado dá a você um novo capitão cada vez que você morre, enquanto um modo misericordioso permite que você inicie o último salvamento automático e continue com seu capitão, ou continue com um novo. No interesse do tempo (e da sanidade), escolhi o modo misericordioso e selecionei opções para tornar a jornada menos árdua, como a capacidade de consumir combustível e suprimentos em um ritmo mais lento. Aqui devo acrescentar que quase nunca escolho as opções fáceis para um jogo, mas depois da série de contratempos humilhantes de minhas primeiras horas, achei prudente fazê-lo. De qualquer forma, minha equipe morreu muitas e muitas vezes em minha campanha atual, o que me faz reconhecer o quão criteriosos os desenvolvedores de Sunless Skies foram ao nomear sua empresa Failbetter Games.

Claro, os admiradores de Samuel Beckett reconhecerão que Failbetter carrega consigo uma alusão à famosa parte do escritor de Worstword Ho: Tente novamente. Falhou novamente. Fracasse melhor. Seu apelido pisca tanto para a tendência da empresa para a criação de jogos difíceis (seu esforço anterior Sunless Sea era ainda mais severo) quanto para o sabor literário de seu trabalho. É claro que os desenvolvedores são pessoas que gostam de livros e que seus jogos são voltados para pessoas que gostam de ler. (Acho que Borges ficaria satisfeito em saber que existe um Borges Ridge em um jogo povoado de monstros que atacam navios pelas obras escritas que carregam.) Por toda a beleza dos ambientes Sunless Skies e o prazer tenso que vem com a pilotagem um navio para o desconhecido perigoso, muito da experiência é entregue via texto a partir de entradas curtas que rolam pela tela enquanto você pilota o navio através de narrativas ramificadas de comprimentos variados.

A escrita em Sunless Skies é confiante - muitas cenas e pessoas são descritas de forma sucinta e impressionante. Embora algumas frases sejam um pouco floreadas (por exemplo, Ele suspira profundamente, ecoando pela câmara como uma pomba libertada), a maioria é divertida de ler - Aninhada em meio a jardins esparramados de fungos Hydras, está uma colônia de octogenários. É um prazer ver um jogo exultar no poder da linguagem a este nível. Mal posso esperar para voltar a isso.

Christopher Byrd é um escritor que mora no Brooklyn. Seu trabalho foi publicado no New York Times Book Review, no New Yorker e em outros lugares. Siga-o no Twitter @Chris_Byrd .

Críticas recentes do jogo:

‘Kingdom Hearts 3’ tem uma história de fundo desconcertante, mas é um deleite para os fãs da Disney e Pixar

‘Resident Evil 2’ é o exemplo perfeito de como o design de um jogo pode ofuscar a necessidade de uma história

matando o final da segunda temporada da véspera

‘Bury me, my Love’ cria uma experiência íntima e tangível da história recente

‘Katamari Damacy Reroll’ irá encantar seus jogadores com estranheza