Stan Lee usou sua plataforma para denunciar o racismo na década de 1960 - e ele nunca parou

“O preconceito e o racismo estão entre os males sociais mais mortais que assolam o mundo hoje, Stan Lee declarou certa vez.

O visionário dos quadrinhos escreveu essas palavras em 1968, ano em que o reverendo Martin Luther King Jr. e Robert F. Kennedy foram assassinados. Mas sua mensagem - uma condenação direta do ódio racial, étnico e religioso - ecoaria por décadas. No ano passado, na esteira da violência mortal provocada por um comício nacionalista branco em Charlottesville, Lee compartilhou as mesmas palavras no Twitter, escrevendo que a mensagem era tão verdadeira hoje quanto era em 1968.

baterista de soco mortal de cinco dedos

As palavras de Lee ressurgiram novamente na segunda-feira, quando a notícia se espalhou de que o venerado escritor e editor, que ajudou a criar alguns dos personagens mais icônicos do universo Marvel, morreu aos 95 anos.

Stan Lee, criador de super-heróis, morre aos 95 anos

Perto do final da mensagem de Lee em 1968, que apareceu em sua coluna mensal de marca registrada, Caixa de sabão de Stan, ele ofereceu este desejo: Mais cedo ou mais tarde, se o homem algum dia for digno de seu destino, devemos preencher nossos corações com tolerância. Essas palavras são parte do longo legado de Lee de confrontar e denunciar o preconceito - um legado que está inextricavelmente ligado às histórias contadas nos quadrinhos da Marvel.

A Marvel sempre foi e sempre será um reflexo do mundo bem fora de nossa janela, disse Lee disse aos fãs no outono passado em um vídeo amplamente compartilhado. Esse mundo pode mudar e evoluir, mas a única coisa que nunca mudará é a maneira como contamos nossas histórias de heroísmo.

Essas histórias têm espaço para todos, independentemente da raça, sexo ou cor da pele, continuou ele. As únicas coisas para as quais não temos espaço são ódio, intolerância e fanatismo.

Lee e seu co-criador frequente, Jack Kirby, criaram a famosa Pantera Negra em 1966. O personagem, um rei africano governando a nação rica e tecnologicamente avançada de Wakanda, abriu caminho como o primeiro super-herói negro do mundo.

Mas outros títulos da Marvel aludiam à divisão racial da América. Os mutantes de X-Men enfrentaram discriminação e - como David Betancourt do ART M observou - havia referências a proeminentes líderes dos direitos civis no Professor Xavier, visto como uma figura semelhante a um rei, e seu nêmesis Magneto, que espelhava o mais militante Malcolm X .

‘Um tipo diferente de super-herói’: por que ‘Pantera Negra’ significará tanto para tantos

Sempre senti que os X-Men, de maneira sutil, muitas vezes tocavam no assunto do racismo e da desigualdade, e acredito que esse assunto tenha surgido em outros títulos também, disse Lee a Michael Cavna do Post em 2016. Mas, Lee acrescentou , nunca bateríamos forte no assunto, que deve ser tratado com cuidado e inteligência.

Em outra coluna do Stan’s Soapbox que circulou após sua morte, Lee reconheceu que, por muitos anos, temos tentado, à nossa maneira desajeitada, ilustrar que o amor é uma força muito maior, um poder muito maior do que o ódio.

Ele criou Cristo, Buda e Moisés, homens de paz, escreveu ele, cujos pensamentos e ações influenciaram milhões incontáveis ​​ao longo dos tempos - e cuja presença ainda é sentida em todos os cantos da terra.

o escândalo de admissão na faculdade ao longo da vida

Agora considere os praticantes do ódio que mancharam as páginas da história, Lee implorou. Quem ainda venera suas palavras? Onde a homenagem ainda é prestada à sua memória? Que bandeiras ainda são levantadas em sua causa?

O poder do amor - e o poder do ódio. O que é mais verdadeiramente duradouro? Lee continuou. Quando você tende a se desesperar. . . deixe a resposta sustentá-lo.