O significado de Taylor Swift no Academy of Country Music Awards

Cinco anos atrás, Taylor Swift deu um grande e sincero adeus à música country no Academy of Country Music Awards.

Quarta à noite, ela estava de volta.

Swift, que não se apresentava em uma premiação country desde 2013, apareceu no 55º ACMs anual da CBS para cantar uma faixa de seu último álbum, Folklore, que passou seis semanas no topo da parada Billboard 200.

Sentada no centro do palco no Grand Ole Opry House em Nashville, em um banquinho com um holofote brilhante bem atrás dela, Swift cantou uma versão acústica tranquila de Betty, uma canção de história sobre um triângulo amoroso adolescente. (E sim, ela trocou a letra palavrão para uma versão mais compatível com a TV.)

A aparição de Swift no show de três horas foi significativa: alguns guardiões em Nashville não olham para os performers com carinho se eles decidem experimentar outros gêneros - ou, como Swift, abandonam tudo com um anúncio muito direto de que ela estava se tornando pop. Mas a presença de Swift ainda é tão grande (sem dúvida ela mudou o gênero para sempre quando provou que os jovens ouvintes, de fato, ouvem country) que ela é uma das raras artistas que ainda consegue aparecer a qualquer hora que quiser.

Além disso, Betty é a mais recente tentativa de Swift de fazer sucesso nas rádios country, o que é bastante particular sobre artistas de outros formatos fazendo lobby por espaço nas ondas de rádio. Embora os primeiros singles de Swift - Tim McGraw, Our Song, White Horse, etc. - fossem sucessos nas paradas country, seu reinado enfraqueceu quando sua música deu uma virada pop séria em 2012 com We Are Never Ever Getting Back Together. Em 2017, sua gravadora enviou a balada New Year’s Day (de seu álbum Reputation) para as rádios country, mas ela mal chegou ao Top 40 antes de parar.

Mas Betty parece que realmente tem uma chance - foi a música country mais adicionada da semana quando sua gravadora a lançou nas estações de rádio em agosto, e atualmente está em 35º lugar na parada Billboard Country Airplay. Além disso, Swift está se esforçando para promovê-lo com sua participação nos ACMs.

Apesar de seu estrelato pop, Swift nunca realmente deixou Nashville, pois ela ainda tem uma residência lá. Nos bastidores, nos últimos anos, ela escreveu dois sucessos para outros artistas country: Little Big Town’s Better Man e Sugarland’s Babe. E agora, com Betty, ela está mostrando que ainda tem um lugar no palco.