Sacha Baron Cohen volta a focar sua raiva em Mark Zuckerberg após a derrota de Trump: 'Um a menos. Falta um. '

Horas depois que ficou claro que o presidente Trump perdeu sua candidatura à reeleição, Sacha Baron Cohen tuitou uma foto do líder em exercício e presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, apertando as mãos no Salão Oval.

Uma para baixo. Falta um, Cohen legenda o post.

Zuckerberg não é a única figura pública a ser criticada por um comediante conhecido por suas travessuras ousadas e envolventes, mais recentemente apresentadas na sequência surpresa do mês passado, Borat Subsequent Moviefilm. Mas ele era o primeiro a ser criticado longamente pelo próprio Cohen, e não por uma de suas estranhas personas fictícias (por exemplo, Borat, Bruno, Ali G). Em meio às comemorações liberais da vitória do presidente eleito Joe Biden no sábado, o tweet de Cohen serviu como um lembrete sério de um desafio que permanece.

O Facebook foi repreendido pela forma como lidou com a campanha de 2016, após o que veio à tona que entidades russas e outras entidades estrangeiras haviam usado a plataforma para tentar influenciar as eleições. Desde então, o tratamento da desinformação pela empresa tem sido examinado de perto por políticos, membros da mídia e também pelo público. Em uma convocação de lucros do terceiro trimestre deste ano, Zuckerberg chamou a eleição de 2020 um teste.

Ao receber um prêmio em uma cúpula da Liga Anti-Difamação no ano passado, Cohen criticou os bilionários por trás dos gigantes da mídia social - Zuckerberg; O executivo-chefe da Alphabet e do Google, Sundar Pichai; Os co-fundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin; Susan Wojcicki, executiva-chefe do YouTube; O executivo-chefe do Twitter, Jack Dorsey - e se referiu às plataformas que eles lideram como um esgoto de intolerância e teorias de conspiração vis. Mas ele salvou o espeto para Zuckerberg, comparando-o a Júlio César durante o Império Romano.

Os Silicon Six ... se preocupam mais em aumentar o preço de suas ações do que em proteger a democracia, disse Cohen. Isso é imperialismo ideológico, seis indivíduos não eleitos no Vale do Silício impondo sua visão ao resto do mundo, sem prestar contas a qualquer governo e agindo como se estivessem acima do alcance da lei. É como se vivêssemos no Império Romano e Mark Zuckerberg fosse César. Pelo menos isso explicaria seu corte de cabelo.

amor de diamante é cego phd

Cohen alvejou a alegação de Zuckerberg durante uma aparição na Universidade de Georgetown de que regulamentações mais rígidas nas mídias sociais reduziriam a liberdade de expressão, chamando-a de um absurdo total.

Não estamos pedindo a essas empresas que determinem os limites da liberdade de expressão em toda a sociedade, continuou ele. Queremos apenas que eles sejam responsáveis ​​em suas plataformas.

idris elba homem mais sexy vivo

A sequência do Borat, lançada em outubro, atraiu mais rumores por uma pegadinha às custas de Rudolph W. Giuliani , o ex-prefeito de Nova York e advogado pessoal de Trump. (A pegadinha levou Trump a chamar Cohen de esquisito, ao que Cohen respondeu com brincando, oferecendo um emprego a Trump jogando palhaços racistas após 20 de janeiro. Ele depois rescindiu a oferta .) Mas outros momentos do mockumentary expõem o tipo de desinformação que continua a proliferar online. A certa altura, o jornalista fictício cazaque passa por uma manifestação de extrema direita disfarçado e lidera um grupo racista que se refere à gripe de Wuhan.

Em um pedaço publicado pela revista Time antes do lançamento do filme, Cohen disse que falou publicamente como ele mesmo no evento da Liga Anti-Difamação porque temia que nossas democracias pluralistas corressem o risco de ser destruídas por uma inundação de ódio, mentiras e conspirações lançadas por demagogos e espalhadas pelas redes sociais .

Trump tem um cúmplice voluntário no Facebook de Mark Zuckerberg - um megafone com o qual os piores autocratas da história só poderiam sonhar, ele continuou, apontando para QAnon e um vídeo de teoria da conspiração alegando que as máscaras causam o coronavírus que foi visto por milhões antes que o Facebook e o YouTube o destruíssem.

A realidade compartilhada da qual a democracia depende foi destruída, afirmou Cohen. Tudo seria hilário se não fosse tão perigoso.