‘Rage 2’ é um jogo sem graça

Desenvolvido por: Avalanche Studios, id Software

Publicado por: Bethesda Softworks

Disponível em: PC, PlayStation 4, Xbox One

A única vez que fiquei bravo com o Rage 2, foi minha culpa. Minha primeira noite com o atirador pós-apocalíptico, passei pelo menos trinta minutos fumegando com os insanos problemas de equilíbrio do jogo depois que tentei expulsar um enclave de bandidos e continuei sendo arrancado com explosivos. 'Por que', eu me irritei, 'os inimigos têm tantas granadas tão cedo no jogo ?!' No dia seguinte, percebi que há vantagens que permitem que você lance granadas contra seus remetentes. Encontrar esse privilégio foi o maior ah! momento que tive nas duas dúzias de horas que passei com Rage 2. Neste jogo, a vida começa quando você começa a se fixar nas árvores de habilidade.

Rage 2 parece um jogo de última geração que se beneficiou de um revestimento gráfico contemporâneo. Semelhante a qualquer número de atiradores pós-apocalípticos, é ambientado em um terreno baldio de carros queimados e edifícios esqueléticos invadidos por mutantes e maníacos cuja sensibilidade à moda sugere que o punk nunca morrerá, mesmo depois de sua aura subversiva ter sido extirpada. A linha da história é tão numerada que a melhor coisa que se pode dizer dela é que os escritores fazem um bom trabalho em manter um tom leve o tempo todo. Isso me sugere que eles estavam perfeitamente cientes de quão insignificante era o tipo de entretenimento em que estavam trabalhando.

A narrativa nunca busca grandes emoções, apenas gracejos decentes e trocadilhos ostentosos. O único elemento que me fez pensar que eles poderiam estar buscando algo mais profundo foi que o herói do jogo é de um lugar chamado Vineland, o que me fez pensar se alguém da equipe de escritores é fã de Thomas Pynchon. Pynchon tem um romance com o mesmo nome e, como sabe qualquer um que o tenha lido, o autor antiautoritário é um conhecedor de trocadilhos.

No início do jogo, Vineland é quase destruída por um grupo militar chamado Autoridade, que é liderado pelo General Cross, um cara malvado que ressuscita posteriormente usando seu próprio DNA. Antes de partir, Cross mata brutalmente o líder de Vineland - uma guerreira rude chamada Prowley. Dependendo de suas preferências de gênero, você pode ir atrás de Cross como filho ou filha adotiva de Prowley - qualquer um deles se chama Walker. Ajudando você nesse sentido está Lily, a filha biológica de Proweley, que passa muito pouco tempo sofrendo por sua mãe. Depois de ouvir uma gravação holográfica de Prowley, que teve o bom senso de descobrir que a Autoridade acabaria por eliminá-la, você avança para Wasteland para tentar encontrar três pessoas estacionadas em diferentes áreas da terra que muito gostaria muito de ver a Autoridade derrubada. O mais próximo é John Marshall, um veterano de barba pesada que comanda a cidade fora da lei de Gunbarrel. Mais adiante estão Loosum Hagar, o prefeito do maior assentamento de Wasteland, e o Dr. Kvasir, um velho cientista enrugado que gosta de andar nas costas de uma de suas lamentáveis ​​criações mutantes.

Todas as três enfermeiras ambicionam colocar em prática o Projeto Dagger, um plano para se infiltrar na base da Autoridade e eliminar o General Cross. Para conseguir isso, primeiro você precisa aumentar o nível de seu relacionamento com eles, concluindo diferentes tarefas em Wasteland. Você pode se insinuar com Marshall eliminando acampamentos de bandidos e ninhos de mutantes; com o prefeito Hagar, destruindo comboios blindados, bloqueios de estradas e grandes sentinelas mecânicas; e com o médico, rastreando atualizações de tecnologia úteis alojadas em pequenas estruturas semelhantes a vagens chamadas Arcas e extraindo feltrita de meteoros acidentados. Feltrite é um dos vários recursos que podem ser usados ​​para aprimorar as habilidades de Walker. Às vezes também é derrubado por inimigos mortos, embora desapareça logo depois que eles caem, o que fornece muitos incentivos para continuar se movendo.

Rage 2 faz de tudo para encorajá-lo a lutar agressivamente. Quanto mais rápido você acumular mortes, maior será o seu multiplicador de mortes e mais rápido sua habilidade Overdrive será reabastecida. Com o Overdrive ativado, você causa um dano maior por um curto período de tempo enquanto sua saúde é renovada. O tiro no jogo é apertado, mas quem não esperaria isso dada a história da id Software? Os inimigos de elite são formidáveis ​​sem serem esponjas de bala e os chefes não estão sobrecarregando. Se tudo o que você procura é uma boa mecânica de tiro, o jogo tem o que você precisa.

No coração do Rage 2 está um sistema de atualização que permite a você aumentar suas armas para que elas manejem melhor, operem em um alcance maior e carreguem mais munição. Você também pode atualizar seu veículo, bem como uma variedade de habilidades, incluindo algumas particularmente úteis, como um traço que permite que você evite ataques inimigos.

Eu adoro uma boa árvore de habilidades e, a esse respeito, Rage 2 oferece. Mas ter uma espingarda melhor fez pouco para me fazer esquecer que eu estava jogando mais um jogo em um ambiente pós-apocalíptico excessivamente familiar com atividades secundárias esquecíveis. Em algum momento durante o tempo que passei com Rage 2, a frase um jogo que é confiantemente insípido entrou em minha mente, onde permaneceu desde então.

Christopher Byrd é um escritor que mora no Brooklyn. Seu trabalho foi publicado no New York Times Book Review, no New Yorker e em outros lugares. Siga-o no Twitter @Chris_Byrd .

Críticas recentes do jogo:

Um conceito interessante é a base do ‘Heaven’s Vault’, mas demora um pouco para agarrar você

‘Mortal Kombat 11’ faz jus à sua reputação: ousado, divertido e ridiculamente violento

Cansado do apocalipse zumbi? Certo. Mas 'Days Gone' ainda pode fornecer horas de entretenimento.

‘Yoshi’s Crafted World’ é 'C' maiúsculo bonito