‘Retrato de uma senhora em chamas’ não precisa de uma partitura musical para nos dizer como nos sentimos

Nota: Esta história faz referência a pontos de virada em Retrato de uma senhora em chamas.

Há uma quietude notável no retrato de uma senhora em chamas de Céline Sciamma. O filme não tem trilha sonora, em vez de capturar cada suspiro, cada crepitação de fogo, cada pincelada de tecido que soa ao longo da mansão francesa do século 18 do filme.

O que Snoop Dogg disse ao Gayle King

A história segue uma jovem artista, Marianne (Noémie Merlant), encarregada de pintar o retrato de uma relutante noiva, Héloise (Adèle Haenel). A peça será enviada a um pretendente em Milão, contra o qual Héloise se opôs - então sua mãe (Valeria Golino) convoca um artista para pintar secretamente Héloise, posando como uma companheira de caminhada durante o dia e pintando sua imagem na tela à noite. O filme explora o olhar feminino de forma figurativa e literal à medida que os olhares que Marianne rouba se tornam mais ansiosos.

Sem uma partitura, Retrato de uma senhora em chamas raramente depende de pistas musicais para sugerir como os espectadores devem se sentir sobre o que está se desenrolando na tela - fazendo o par de grandes apresentações musicais que Sciamma escolheu incluir no filme (uma composição original e outra de Vivaldi) ainda mais poderoso. As cenas capturam emoções ardentes que contrastam com o restante da paisagem sonora esparsa, acentuando pontos de inflexão no relacionamento de Héloise e Marianne. As notas crescendo transmitem ao público o que as palavras das mulheres não transmitem.

A primeira instância chega quando Héloise e Marianne acompanham a empregada doméstica Sophie (Luàna Bajrami), uma das poucas personagens coadjuvantes, a uma reunião de mulheres em torno de uma fogueira. Sem explicação, as mulheres começam a cantar A garota em chamas , suas vozes se harmonizando e crescendo em uníssono. Enquanto Héloise e Marianne se olham a vários metros de distância, a performance gira em uma combinação fascinante de cânticos e palmas. A bainha do vestido de Héloise pega fogo, mas ela permanece hipnotizada pelo olhar de Marianne para lidar com a situação perigosa até vários segundos depois.

Sciamma tece metáforas abertas ao longo de seu filme, o pivô da música espelhando a da história. Algo muda entre as duas mulheres quando as outras repetem a letra, Non possum fugere, ou eu não posso fugir. O romance de Héloise e Marianne não é torturado, e eles rejeitam a restrição anteriormente refletida pela paisagem sonora vazia. Fortalecidos pela paixão da performance da fogueira, eles percebem a inevitabilidade de se apaixonarem.

Composta pelo músico eletrônico Para One, La Jeune Fille en Feu apresenta uma modernidade surpreendente que contrasta com a outra grande deixa musical do filme: o terceiro movimento de Summer, das Quatro Estações de Vivaldi. Marianne toca uma parte para Héloise no cravo quando, à medida que seu relacionamento floresce, este último admite nunca ter ouvido uma orquestra antes. Os sons frágeis, mas charmosos, ecoam pela mansão silenciosa enquanto Marianne relaciona a música com a natureza ganhando vida.

Noivo de 90 dias evelyn e david

Sciamma escolheu Four Seasons por causa de seu som familiar: Eu queria um hit, para que o público se conectasse e ouvisse novamente - é Vivaldi, mas também é a memória de Vivaldi, ela disse em uma entrevista no ano passado .

A peça retorna na cena final, seguindo muitas outras documentando o breve e apaixonado romance em que Héloise e Marianne se entregam. Anos se passaram e Héloise, agora casada e com um filho, sem saber se senta sozinha em frente a Marianne em uma sala de concertos. Héloise olha para a orquestra enquanto uma longa tomada de controle, aparentemente da perspectiva de Marianne, aborda seu antigo assunto. Vivaldi berra enquanto a mente de Héloise vagueia de volta ao momento em que ouviu a música pela primeira vez.

A cena está fadada a ser comparada ao olhar triste de Timothée Chalamet para uma lareira no final de Call Me by Your Name de Luca Guadagnino, enquanto ele silenciosamente aceita o destino ao qual está resignado. Mas o fogo do filme de Sciamma é agora uma lembrança distante, que lança Héloise em um tumulto de emoção expressa pelas cordas rápidas e ruidosas. Embora o verão projete angústia, também é reconfortante para Héloise, trazendo nostalgia pelos lânguidos dias de verão passados ​​com Marianne.

Retrato de uma Dama em Fogo está agora em cartaz nos cinemas em todo o país.