Por favor, deixe ‘Arrested Development’ finalmente terminar antes que apague todas as nossas boas memórias

A primeira vez que assisti Arrested Development me lembra da primeira vez que bebi uma xícara de café. As brincadeiras rápidas do programa, suas piadas subtis (mesmo no fundo de alguns episódios), o conjunto bizarro de personagens desagradáveis, mas compulsivamente assistíveis, e as metades-piadas incrivelmente inteligentes apimentadas em tudo isso criaram uma experiência de televisão inteiramente nova. Como aquele café, achei o show emocionante e energizante. Era um mundo totalmente novo, que de repente se abriu, e eu não acho que seria capaz de ver a TV da mesma maneira novamente.

Como qualquer bebedor de cafeína sabe, no entanto, tomar a quantidade certa de café é a chave. Afinal, muito não é energizante, mas leva a uma dor de cabeça maçante e insistente.

david benioff e db weiss

A Netflix lançou oito episódios de Arrested Development, formando a segunda metade da 5ª temporada, na sexta-feira. Muitos têm sugerido este pode ser o lote final de episódios - e eu rezo para que eles estejam corretos.

O programa antes adorado caiu em desgraça duas vezes desde que o Netflix o reviveu. O primeiro olho roxo veio com a 4ª temporada em 2013, sete anos após seu cancelamento após três temporadas na Fox em 2006. O Showrunner Mitchell Hurwitz e sua equipe tentaram um experimento radical na era do streaming: criar um programa cujos episódios pudessem ser assistidos em qualquer pedido. Cada episódio seguia um personagem específico e funcionava como uma espécie de quebra-cabeça, sem começo ou fim verdadeiros. Isso foi parcialmente devido aos conflitos de agendamento do elenco, mas também parecia um estratagema muito Arrested Development - só que falhou miseravelmente, ganhando a demissão de críticos e fãs.

O segundo veio com o primeiro lote de episódios da 5ª temporada, que caiu em maio passado. Eles pareciam (um pouco) como um retorno à forma, mas o lançamento foi manchado por alegações de assédio sexual contra Jeffrey Tambor de outros membros do elenco de seu show na Amazon Transparent, Trace Lysette e Van Barnes. (O fundador da Amazon, Jeffrey P. Bezos, é dono da ART M.) Tambor foi retirado da Transparent, mas permaneceu no Arrested Development - o que levou a um entrevista desastrosa em mesa redonda no New York Times em que Jessica Walter acusou Tambor de ser verbalmente abusivo no set, enquanto os membros do elenco masculino do show o defenderam e, em essência, ignoraram Walter.

Mas, deixando tudo isso de lado por um momento, e olhando apenas para o conteúdo desta segunda metade da 5ª temporada - ainda é difícil, para resumir.

O show está tão atolado no passado que seu título não induz mais risos, mas gemidos. O humor, é claro, é sempre subjetivo. Mas os novos episódios não parecem ter tanto tráfego de piadas quanto de nostalgia. Personagens recorrentes como o detetive particular sempre disfarçado Gene Parmesan aparecem por meros segundos, não para introduzir novas piadas, mas para refazer as antigas, aparentemente apenas para lembrar aos telespectadores que elas existem.

contagem regressiva da véspera de ano novo 2019

Às vezes, o humor parece desatualizado, como a introdução de um grupo de criminosos gays endurecidos que se autodenominam Gay Mafia. Eles se encaixam em uma trama em que Gob tem que fingir ser gay (ou talvez ele realmente seja). O enredo deve ser meta, tirando sarro de Gob por sua insegurança com sua própria sexualidade. Mas as piadas falham, fazendo com que a empresa pareça o humor de pânico muito gay que está tentando zombar.

Em outras ocasiões, as referências do programa parecem dolorosamente desatualizadas. Tudo se passa um pouco antes da eleição de 2016, e o número de piadas de Hillary-tem-certeza-que-ganhará é exaustivo. Até mesmo suas piadas complicadas de Trump, como Gob referenciando países s --- buracos, não parecem tão novas quanto pareciam meses atrás. Isso sem mencionar que um grande ponto de trama se passa em torno dos desajeitados Bluths que tentam construir um muro na fronteira dos Estados Unidos e do México (estranhamente, para apaziguar os chineses). Isso é difícil de vender para a comédia nos dias de hoje. Claro, tal enredo poderia facilmente produzir sátira inteligente - mas o show trata a parede como uma ideia bizarra perpetuada por pessoas tolas e egoístas, não uma realidade política divisionista que causou efeitos no mundo real, como o fechamento do governo dos EUA.

jodie comer e sandra oh

Mas o maior problema com a segunda metade da 5ª temporada é que simplesmente não é engraçado.

Jerry Seinfeld recusou o negócio de televisão mais lucrativo da época para continuar produzindo Seinfeld, porque ele nunca quis se jogar sobre o tubarão. Hurwitz e a equipe deveriam pegar uma página do lendário livro do comediante.

Arrested Development, que já foi uma experiência em camadas maravilhosas que recompensava relógios repetidos mais do que quase qualquer outro programa, agora parece um trabalho. É a personificação de uma dor de cabeça de cafeína - insistente, irritante e, o pior de tudo, maçante.