Oprah Winfrey homenageia Breonna Taylor com capa histórica da revista O: ‘Ela era exatamente como eu’

Pela primeira vez desde o lançamento da revista O, há 20 anos, a fundadora Oprah Winfrey não aparecerá na capa. A edição de setembro, em vez disso, apresenta uma renderização digital de Breonna Taylor, o paramédico de 26 anos morto a tiros em casa em março pela polícia de Louisville executando um mandado de busca sem batidas.

A capa histórica chega enquanto os apoiadores do movimento Black Lives Matter continuam exigindo justiça para Taylor; nos quatro meses desde sua morte, nenhuma ação legal foi movida contra os policiais responsáveis. Na quinta-feira, Winfrey pediu aos leitores que assinem petições, entrem em contato com as autoridades de Kentucky e doem para fundos de fiança de Louisville em uma coluna isso também explicava sua decisão de desistir do disfarce.

Apenas após a execução filmada de George Floyd foi que a atenção nacional foi trazida para a morte a tiros de Breonna Taylor, dois meses e meio depois de ela ser morta, Winfrey declarou na coluna. Pedidos de justiça caíram em ouvidos surdos. Enquanto escrevo isto, no início de julho, apenas um dos três policiais envolvidos foi demitido da força policial. Este oficial disparou às cegas dez tiros de sua arma, alguns dos quais foram para o apartamento ao lado. Os outros dois oficiais ainda têm seus empregos. '

Antes de escrever a coluna, Winfrey falou com a mãe de Taylor, Tamika Palmer. O artigo lança luz sobre a dor de Palmer, sobre como ela descobriu que sua filha havia sido baleada após receber uma ligação do namorado de Taylor, Kenneth Walker, mas não sabia quem havia atirado nela até ouvir no noticiário.

Taylor era como eu, Winfrey escreveu. Ela era exatamente como você. E como todo mundo que morre inesperadamente, ela tinha planos. Planos para um futuro cheio de responsabilidades, trabalho, amigos e risos.

A revista O encomendou a capa de um artista digital de 24 anos Alexis Franklin , que baseou o retrato em uma foto amplamente compartilhada que Taylor tirou de si mesma: Cada pincelada estava construindo uma pessoa: cada cílio, cada mecha de cabelo, o brilho em seus lábios, o destaque em sua bochecha, disse Franklin em um comunicado.

A edição, que chega às bancas no dia 11 de agosto, será uma das últimas edições regulares da revista O. A publicação anunciou no início desta semana que planeja alterar sua abordagem para impressão depois de dezembro.

Winfrey é a última figura de alto perfil a buscar justiça para Taylor. Beyoncé escreveu uma carta aberta no mês passado para o procurador-geral de Kentucky Daniel Cameron, instando-o a demonstrar o valor da vida de uma mulher negra, trazendo acusações criminais contra Jonathan Mattingly, Myles Cosgrove e Brett Hankison, os oficiais envolvidos na morte de Taylor.

Não deixe que isso caia no padrão de nenhuma ação após uma terrível tragédia, ela escreveu. A cada morte de um negro nas mãos da polícia, ocorrem duas tragédias reais: a própria morte e a inércia e os atrasos que a seguem. Esta é sua chance de acabar com esse padrão.