Netflix processado pela editora do livro ‘Choose Your Own Adventure’ em vez de ‘Black Mirror: Bandersnatch’

A Chooseco, editora por trás dos livros infantis Choose Your Own Adventure, está processando a Netflix por causa de seu recente filme Black Mirror: Bandersnatch. O processo, aberto na sexta-feira de manhã no tribunal distrital federal de Vermont, alega que o serviço de streaming infringiu a marca registrada Choose Your Own Adventure e lançou uma sombra negra nas agradáveis ​​memórias dos telespectadores da série de livros.

Bandersnatch, lançado em 28 de dezembro, é a última parcela de Black Mirror, a série de ficção científica de Charlie Brooker com foco nas formas sombrias e às vezes distorcidas em que a tecnologia afetou a sociedade. O filme atrasou a quinta temporada do programa e é centrado em um jovem programador de computador chamado Stefan (Fionn Whitehead), que cria um jogo baseado em um romance de sua infância. Ele descreve o romance como um livro ‘Escolha sua própria aventura’ uma vez, embora a Netflix não tenha descrito nem comercializado o filme como tal.

Como a série de livros Chooseco, mais popular nas décadas de 1980 e 1990, Bandersnatch é interativo. Os espectadores podem escolher caminhos diferentes para Stefan ao longo do episódio, e a Netflix disse que há cinco finais possíveis e mais de um trilhão de combinações de história no total. No verdadeiro estilo do Black Mirror, eles contêm violência extrema e uso de drogas.

A Netflix não tem licença ou autorização para usar a marca registrada da Chooseco e, segundo informações e crença, usou a marca intencionalmente e intencionalmente para capitalizar a nostalgia dos telespectadores pela série de livros original, afirma a reclamação oficial, acrescentando posteriormente que o filme está causando confusão, manchando , denegrindo e diluindo a qualidade distinta do nome Choose Your Own Adventure.

Provar a probabilidade de confusão é a chave para alegar violação de marca registrada. Em um Comunicado de imprensa de sexta-feira Shannon Gilligan, cofundador da Chooseco, disse que Bandersnatch introduziu uma série de desafios relacionados para a editora independente.

Recebemos um alcance sem precedentes de pessoas que acreditavam que estávamos associados à criação deste filme, incluindo pais que estavam preocupados por termos alinhado a marca CYOA que eles conheciam e amavam com um conteúdo que os surpreendeu e os ofendeu, disse Gilligan. O uso de Choose Your Own Adventure em associação com esse conteúdo gráfico pode causar danos significativos, afetando nossas vendas de livros e afetando nossa capacidade de trabalhar com parceiros de licenciamento no futuro.

A reclamação registrada também menciona que a Twentieth Century Fox tem um contrato de opção com a Chooseco para desenvolver uma série de filmes Choose Your Own Adventure. A Netflix buscou uma licença para usar o nome em filmes e desenhos animados interativos em 2016, continua, mas as negociações extensivas entre a editora e o serviço de streaming acabaram sem sucesso.

A Chooseco está pedindo pelo menos $ 25 milhões em danos, citando concorrência desleal e falsa denominação de origem, juntamente com violação de marca registrada. Um representante da Netflix se recusou a comentar o processo.

Esta não é a primeira vez que a Netflix enfrenta esse tipo de problema legal. O Templo Satânico entrou com um processo de direitos autorais de US $ 50 milhões contra a empresa em novembro, alegando que ela copiou a estátua de Baphomet no templo em The Chilling Adventures of Sabrina. Elas resolveu o caso no final daquele mês, com a Netflix concordando em reconhecer as semelhanças nos créditos finais dos episódios que já haviam sido filmados.