Os pais desaparecidos em sete filmes da Pixar, classificados por impacto emocional

No novo filme da Pixar, Avante, dois irmãos adolescentes buscam se reconectar com seu pai falecido - o tipo de busca familiar que gerou alguns dos momentos mais emocionantes do estúdio em um quarto de século.

Há muitas maneiras de abordar o assunto da perda, diz o produtor de Onward Kori Rae, observando que os personagens da Pixar às vezes se preocupam com questões universais: Quem são nossos pais? Quem somos nós? Qual é o significado da perda?

Embora a Pixar não se apoie na morte dos pais como dispositivo de contar histórias da mesma forma que os filmes clássicos de animação da Disney (Bambi e Cinderela lideram uma longa lista), o estúdio muitas vezes desaparece mãe ou pai - temporária ou permanentemente - para promover a narrativa.

um príncipe de natal: o casamento real

O desejo pungente por um parente nem sempre precisa ser um pai, naturalmente; Coco, vencedor do Oscar de 2017, gira em torno de um aspirante a guitarrista cuja jornada acidental para uma vida após a morte inspirada no Dia dos Mortos envolve conhecer seu trisavô.

No entanto, na maioria das vezes, essa conexão primária é com um pai ausente. Às vezes, como no Up emocionalmente afetado, a dinâmica dessa ausência é desdobrada de forma mais sutil; outras vezes, como em Finding Dory, o desaparecimento é crucial para conduzir uma narrativa inteira.

Aqui estão as sete vezes mais dramáticas em que a Pixar empregou um pai ausente ou desaparecido para puxar as cordas de nosso coração:

7 Up

Durante sua aventura compartilhada de alto vôo, Carl Fredricksen se torna uma figura semelhante a um avô para Russell, o jovem Explorador da Terra Selvagem, que é filho do divórcio. Russell fala em comprar sorvete com o pai, mas o filme pinta um anseio paterno. A pungência é bem merecida no final de Up, quando é o apoiador Carl - e não o pai do menino - que é visto no palco na cerimônia em que Russell recebe seu distintivo de Auxiliar o Idoso.

6. Os Incríveis

Quando o entediado homem de família, o Sr. Incrível desaparece em uma ilha enquanto trabalhava como um super-herói, sua esposa Elastigirl e dois de seus filhos clandestinos, Dash e Violet, devem entrar em ação para resgatar o papai spandex. Embora a separação seja breve, ela ajuda a impulsionar o enredo e aumentar o senso de laços familiares.

5. Avante

Ian, de dezesseis anos, e o irmão elfo mais velho, Barley, partem em uma jornada sobrenatural para passar um dia com seu pai morto há muito tempo - grande parte dele apenas com a metade inferior mística de seu pai, já que ele geralmente é representado por apenas um par de caqui calça. Chame-a de A Irmandade das Calças Viajantes (qualquer coisa, exceto Dois Homens e Meio). Em grande parte do filme, em um nível emocional, até mesmo meio pai é melhor do que nada.

4. O Bom Dinossauro

Em uma configuração que tem uma forte vibração de Rei Leão, Arlo, o menor da família pré-histórica, parte em uma jornada depois que seu pai Henry é morto tentando salvá-lo em uma ravina durante uma enchente. Mais uma vez, morte dos pais = busca pessoal.

3. Encontrando Dory

Esta sequência ecoa aspectos do original (veja abaixo) enquanto Dory, a esquecida espiga azul, é estimulada em uma aventura oceânica por flashbacks em Morro Bay, Califórnia, onde ela foi separada de seus pais quando criança em um infeliz jogo de esconde-esconde -e-procurar. As memórias de Dory desses momentos são especialmente comoventes.

2. Corajoso

Mérida, a pretensa princesa escocesa, freia as expectativas da família, mas a magia a que ela recorre transforma sua mãe, a rainha Elinor, em um urso - com a ameaça de mudança se tornar permanente. (Muito parecido com Onward, um pai está presente, mas em uma forma sobrenaturalmente alterada.) A aventura do filme gira em torno da autodescoberta da filha em face de tal perda.

1. Procurando Nemo

A primeira missão aquática da Pixar empurra o deck com dois tipos de perda dos pais. A morte prematura da mãe de um peixe-palhaço torna o pai Marlin ainda mais protetor com o filho Nemo - uma dinâmica que leva à separação deles. O desejo desesperado de se reunir fornece a turbulenta ressaca emocional do filme.