Conheça Lily, a primeira Muppet sem-teto na ‘Vila Sésamo’

Em um dos últimos vídeos online da Vila Sésamo, uma Muppet chamada Lily está pintando alegremente um mural de arco-íris com Elmo - quando de repente ela parece abatida.

Não tenho certeza se quero mais pintar, diz Lily, abatida. Realmente não parece um tipo de dia de arco-íris.

Depois de alguma persuasão, Lily explica: Eles haviam chegado à parte roxa do arco-íris, e roxo é sua cor favorita. Seu antigo quarto era roxo. Mas ela e sua família tiveram que deixar aquele quarto para trás.

Não temos mais apartamento próprio, diz Lily a Elmo e a uma adulta chamada Sofia. E temos ficado em todos os tipos de lugares.

Com isso, Lily se tornou a primeira Muppet da Vila Sésamo a falar sobre ser sem-teto - e a cara de uma nova iniciativa do programa para lidar com a falta de moradia.

Sesame Workshop, o grupo educacional sem fins lucrativos por trás do programa, citou estatísticas do Escritório do Head Start indicando um aumento de 100% no número de crianças sem-teto no Head Start e Early Head Start na última década. Dos mais de 2,5 milhões de crianças sem-teto nos Estados Unidos, quase metade tem menos de 6 anos, de acordo com o grupo.

Essas crianças devem lidar com sofrimento físico, emocional e psicológico único relacionado às situações de moradia de suas famílias.

Sabemos que as crianças que vivem na rua muitas vezes são apanhadas em um ciclo devastador de trauma - a falta de moradia acessível, pobreza, violência doméstica ou outro trauma que as levou a perder sua casa, o trauma de realmente perder sua casa e o trauma diário da incerteza e insegurança de ser sem-teto, Sherrie Westin, presidente de impacto global e filantropia da Sesame Workshop, disse em um comunicado.

A National Head Start Association define crianças sem-teto como aquelas que não têm uma residência noturna fixa, regular e adequada. Isso inclui morar na casa de outra pessoa ou em lugares como um abrigo, motel, acampamento ou carro.

Sabendo que esses eram desafios da vida real para milhares de crianças que assistiam a Vila Sésamo, Westin disse que eles pensaram em maneiras de interromper esse ciclo de trauma.

Digite a resiliente e compreensível Lily, uma Muppet de 7 anos cuja família está hospedada com amigos na Vila Sésamo depois de perder sua casa, anunciou o grupo na quarta-feira.

Queremos que [crianças sem-teto] saibam que não estão sozinhas e que casa é mais do que uma casa ou um apartamento, disse Westin. O lar é onde vive o amor.

Lily não é totalmente nova no mundo da Vila Sésamo: ela foi apresentada em 2011 - enquanto o país se recuperava da Grande Recessão - como uma Muppet que lutava contra a fome em um especial da PBS que tratava da insegurança alimentar.

Lily praticamente desapareceu após o especial da PBS. Ela agora aparecerá em novos vídeos online, livros de histórias e outras atividades gratuitas no Rua Sésamo em Comunidades no site e no YouTube, disse a porta-voz do Sesame Workshop, Hallie Ruvin.

Em um vídeo, Connect the Dots, Lily diz a Sofia - a adulta com quem sua família está temporariamente hospedada - que ela tem medo de que eles nunca mais tenham um lar permanente. Sofia então joga um jogo com Lily para lembrá-la de que ela é amada e não está sozinha.

Em We Got This, um poema que os pais ou professores podem baixar do site Vila Sésamo em Comunidades, os versos lembram gentilmente as crianças de rua que sua situação não é culpa delas.

A nova iniciativa da Vila Sésamo sobre os sem-teto é nada menos que transformadora para aqueles de nós que trabalham para criar um senso de estabilidade e esperança para as famílias que vivem sem-teto, disse Barbara Duffield, diretora executiva da SchoolHouse Connection, uma organização nacional sem fins lucrativos que trabalha para superar a situação de sem-teto por meio da educação. uma afirmação.

Não há planos de incluir Lily nos episódios televisionados da Vila Sésamo por enquanto, disse Ruvin, embora outros Muppets tenham feito a transição do horário online para o horário nobre, por assim dizer.

No ano passado, Vila Sésamo apresentou Julia, uma Muppet com autismo, ao programa de televisão. Como Lily, Julia fez sua estreia na Internet, em um livro de histórias online da Vila Sésamo de 2015 intitulado Nós somos incríveis, 1, 2, 3!

A Vila Sésamo exibiu seu primeiro episódio em 1969 e, por décadas, permaneceu como uma das formas mais poderosas e eficazes de alcançar as crianças. Em 2015, um estudo marcante mostrou que as crianças poderiam se beneficiar tanto assistindo à Vila Sésamo quanto indo à pré-escola. O show agora roda na HBO, bem como na PBS.

Vila Sésamo também tem uma história de abordar tópicos difíceis da vida para crianças pequenas, onde outros programas podem encobri-los. Após a morte de Will Lee - o ator que interpretou o Sr. Hooper, o querido proprietário da loja de bairro da Vila Sésamo - os produtores inicialmente consideraram simplesmente dizer que ele havia se mudado.

No final das contas, eles escolheram abordar a morte do personagem no programa para ensinar as crianças sobre a morte e o luto. Adeus, o Sr. Hooper continua sendo um dos episódios mais memoráveis ​​e anunciados na história do programa, ganhando os prêmios Peabody e Daytime Emmy .