Katy Perry fez sapatos que evocam o rosto negro. Ela já foi acusada de moda racialmente insensível antes.

Katy Perry diz que sua marca de calçados removerá dois estilos de calçados das lojas após as críticas de que o design - que definia um par de lábios vermelhos exagerados, um nariz triangular e grandes olhos azuis em cima de couro Nappa preto - evoca imagens de blackface.

A reação de Perry segue a controvérsia em torno do governador da Virgínia Ralph Northam (D) e do procurador-geral do estado, Mark R. Herring, que admitiu ter usado o rosto preto no passado.

As imagens racistas, que emergiu de shows de menestréis do século 19 que zombou dos afro-americanos, há muito tempo é um problema na moda. Na semana passada, Gucci vestiu um suéter de US $ 890 em meio a protestos sobre o design da balaclava de lã, que colocava o que lembrava lábios vermelhos brilhantes sobre uma blusa de gola alta preta recortada. Prada enfrentou reação semelhante em dezembro para uma vitrine da loja que lembrava estatuetas de blackface.

onde assistir ao Grammy 2019

Embora alguns defendam os sapatos de US $ 129 de Perry, o alvoroço é um momento particularmente tenso para a estrela pop. A carreira da cantora de 34 anos, que decolou em 2008 com o hit I Kissed A Girl, tem sido pontuada por acusações de apropriação cultural - assim como Perry tentou alinhar-se com a Matéria de Vidas Negras movimento e questões envolvendo mulheres negras.

Blackface é a supremacia branca como moda - e sempre esteve na época

Em um comunicado, Perry e a empresa de gestão de marca Global Brands, que lançou sua coleção de calçados na primavera de 2017, disseram que os estilos em questão faziam parte de uma coleção lançada no verão passado em nove cores diferentes (preto, azul, dourado, grafite, chumbo , nude, rosa, vermelho, prata) e concebida como uma referência à arte moderna e ao surrealismo.

Por que Adam Sandler foi demitido do SNL?

Fiquei triste quando fui trazido à minha atenção que estava sendo comparado a imagens dolorosas que lembram o rosto negro, continuou a declaração. Nossa intenção nunca foi infligir dor. Nós os removemos imediatamente de Coleções Katy Perry .

Anos antes de começar a vender os polêmicos sapatos - o Rue mocassim escorregadio e projetado de forma semelhante Sem sandálias são descritos como peculiares no site das Coleções Katy Perry - Perry foi chamado por vestir-se como uma gueixa durante sua apresentação no 2013 American Music Awards. Em 2014, ela interpretou um personagem ao estilo Cleópatra no videoclipe de Dark Horse. O vídeo apresentava um quadro em que um pingente representando Alá, a palavra árabe para Deus, estava envolto em chamas. A imagem gerou indignação e foi posteriormente removida do vídeo.

Foi no mesmo ano que Perry atraiu atenção negativa em sua Prismatic World Tour, durante a qual dançarinos de apoio foram feitos para parecer múmias com corpos fortemente acolchoados ostentando seios acentuados e traseiros grandes de desenho animado. Seus rostos, obscurecidos por bandagens, exibiam lábios carnudos e vermelhos.

É possível que isso fosse uma declaração sobre cirurgia plástica - mulheres enfaixadas depois de receber implantes e injeções nos lábios, etc. - que soa muito errado, Callie Beusman escreveu em Jezebel. Independentemente da intenção, porém, essas roupas realmente parecem mais uma tentativa de mercantilizar a sexualidade feminina negra estereotipada.

Mais tarde naquele ano, Perry foi criticado por usar trancinhas e cabelo de bebê penteado para baixo (ousamos dizer que tentaram bordas?) No vídeo de música para seu single de 2014 This Is How We Do.

Ela foi desafiadora em um Entrevista Rolling Stone , publicado no mês seguinte, no qual ela abordou o clamor sobre as múmias e disse que elas aludiam a uma cultura obcecada pela cirurgia plástica.

As pessoas adorariam fazer disso algo para que eu tivesse que apresentar um pedido público de desculpas para que eles sentissem que ‘nós temos o controle de seu sucesso’ ’, disse Perry à revista. Veio de um lugar honesto. Se houvesse qualquer indício de algo ruim, então não estaria lá, porque sou muito sensível às pessoas.

este é o final da 4ª temporada

Acho que vou me limitar a beisebol e cachorros-quentes, e é isso, acrescentou Perry, observando (em uma linguagem mais crua) que a citação pode voltar para assombrá-la. Mas você não pode apreciar uma cultura? Eu acho que, tipo, todo mundo tem que ficar na sua pista? Eu não sei.

Ela parecia mais aberta às críticas em 2017, quando apareceu no Pod Save the People, um podcast apresentado pelo ativista DeRay Mckesson, para discutir a apropriação cultural e o privilégio dos brancos. A conversa foi apresentada em uma transmissão ao vivo de quatro dias que a cantora fez na promoção de seu álbum Witness.

Cometi vários erros, disse Perry, trazendo à tona o penteado dela no vídeo This Is How We Do. Perry disse que teve uma conversa difícil com uma amiga, que lhe contou sobre o poder dos cabelos das mulheres negras e como eles são bonitos e como eles lutam.

Eu escutei e ouvi e não sabia, Perry continuou. Eu nunca vou entender algumas dessas coisas por causa de quem eu sou. Nunca vou entender, mas posso me educar, e é isso que estou tentando fazer ao longo do caminho.