‘Katamari Damacy Reroll’ irá encantar seus jogadores com estranheza

Katamari Damacy Reroll

Desenvolvido por: Monkeycraft Co. Ltd.

Publicado por: Bandai Namco

kelly marie tran new york times

Disponível em: Nintendo Switch, PC

Desde o início do estudo da cultura do consumo, tem-se prestado atenção à ansiedade que as pessoas sentem em relação às suas posses. A desvantagem de viver em uma sociedade que valoriza a acumulação é que muitos de nós nos sentimos desconfortáveis ​​com a quantidade de coisas que nos rodeiam. (Desordem, alguns psicólogos nos dizem , pode criar um ambiente estressante.) Das inúmeras respostas artísticas a este fenômeno, Keita Takahashis clássico jogo Katamari Damacy 'é um dos mais otimistas. O jogo de Takahashi sobre um pequenino com a tarefa de enrolar as coisas do mundo em uma bola enorme foi um golpe surpresa quando caiu em 2004. Como nunca tive um PlayStation 2, perdi-o, mas há muito que o carrego em uma lista mental de títulos mais antigos que eu gostaria de experimentar. Então, eu estava ansioso para jogar Katamari Damacy Reroll, uma remasterização que lustra o original com gráficos HD. O jogo foi mais divertido - e mais difícil - do que eu esperava. Seu niilismo ensolarado iluminou minhas noites de inverno.

Tematicamente falando, Katamari Damacy oscila entre a destruição e a restauração. No início, o Rei de Todo o Cosmos vai em uma curva e derruba as estrelas do céu. Você viu? ele pergunta a seu filho, o príncipe. Nós sorrimos um sorriso genuíno. Você viu? As estrelas se fragmentando em perfeita beleza. Não que possamos nos lembrar com clareza, mas estávamos no abraço de toda a Natureza. Sentindo-se um pouco culpado, mas não com tanto remorso, o rei instrui o príncipe a usar seu katamari, sua bola mágica, para enrolar os objetos da terra para que possam ser lançados no espaço e usados ​​para substituir as estrelas desaparecidas. Em cada uma das etapas, o Rei atribui uma meta ao Príncipe. Na maioria das vezes, ele pede ao Príncipe para enrolar objetos suficientes para expandir o katamari até um certo tamanho para criar uma estrela, ou para acumular o suficiente de um tipo específico de objeto para criar uma constelação (câncer requer caranguejos, Gêmeos requer gêmeos, Peixes requer peixes , etc.) Algumas missões de criação de constelações pedem que você encontre o maior espécime de um objeto específico no mundo, evitando suas muitas formas menores. É um pouco tedioso? Pode apostar. Adicionando um pouco de pressão dos pais, o rei impõe um limite de tempo para essas atividades, dizendo que pode acreditar no príncipe por um determinado período de tempo. O amor condicional é o seu forte.

Os estágios iniciais têm objetivos modestos e limites de tempo generosos. O Rei diz ao Príncipe para se desenvolver usando seu katamari em objetos minúsculos, como tachinhas e dados, para que ele possa se preparar para desafios maiores. Ver esse lixo espalhado faz com que o ato de enrolar as coisas pareça purificador. Em uma entrevista com a Polygon, durante a qual Takahashi reconheceu que Katamari Damacy 'é uma abordagem do consumo de massa, ele fez uma observação retórica:' Tantas coisas que temos - precisamos disso? Você precisa disso?

Conforme o Príncipe e seu katamari se desenvolvem, os pedidos do Rei se tornam mais exigentes. Para atender às restrições de tempo mais rígidas dos níveis posteriores, me peguei pensando como um piloto de corrida. Isso significava memorizar rotas que me levariam rapidamente entre grupos de objetos de tamanhos semelhantes para que eu pudesse escalar o katamari do Príncipe da maneira mais eficiente. (Por fim, me peguei enrolando times de beisebol, barcos e outras coisas importantes.) Achei irônico que um jogo que o convida a olhar com desdém para um mundo inundado de objetos que misturam espaços públicos e domésticos o cutuca para se adaptar a um mentalidade de uma ganância voraz. O crescimento, a todo custo, é o objetivo da Katamari Damacy.

Embora o Rei tenda a ver as coisas como um jogo de soma zero, deixar de atender às suas demandas produz suas próprias recompensas perversas. Antes que o Príncipe possa tentar novamente um estágio, ele deve suportar uma bronca de seu pai que o faz rastejar no chão. Assistir ao Rei especular sobre o gosto de seu filho pelo minimalismo e coisas do gênero me levou ao LOL em algumas ocasiões.

gil scott heron whitey na lua

Joguei Katamari Damacy Reroll no Nintendo Switch. Os níveis confortáveis ​​do jogo e a jogabilidade direta são ideais para jogos em movimento. No entanto, notei uma série de problemas visuais, desde gráficos pop-in até bugs de detecção de colisão. Esses problemas não prejudicaram especialmente minha experiência geral, mas são difíceis de ignorar. Em qualquer caso, imagino que Katamari Damacy Reroll encantará os jogadores de hoje com sua estranheza tanto quanto o original fazia no passado.

Christopher Byrd é um escritor que mora no Brooklyn. Seu trabalho apareceu no New York Times Book Review, no New Yorker e em outros lugares. Siga-o no Twitter @Chris_Byrd .

Críticas recentes do jogo:

O desenvolvedor Lucas Pope continua a brincar com a ideia do jogador como trabalhador em ‘Return of the Obra Dinn’

quem ganhou mais dinheiro em perigo

‘Gris’ é um dos jogos mais visualmente marcantes deste ou de qualquer outro ano

‘Tetris’ se torna ainda mais viciante em ‘Tetris Effect’

‘Battlefield V’ luta para dar sentido à história