Pode demorar um pouco para aquecer, mas depois de fazer 'Outer Wilds' é uma grande aventura

Outer Wilds

Desenvolvido por: Mobius Digital

Publicado por: Annapurna Interactive

sobre o que são linhas borradas

Disponível em: PC, PlayStation 4, Xbox One,

Levei um tempo para me familiarizar com Outer Wilds, o novo jogo de exploração espacial que incumbe os jogadores de investigar loops de tempo, supernovas, buracos negros, integridade da superfície planetária e outras curiosidades cósmicas. No início, achei o jogo desconcertante, até mesmo desanimador. Em retrospecto, porém, minha reação inicial me parece uma prova de como o jogo é bem-sucedido em seus próprios termos. Dado que Outer Wilds tem tudo a ver com a descoberta do tipo de fenômeno que uma vez surpreendeu e confundiu uma civilização alienígena avançada, parece certo que eu deveria ter sido perturbado por ele no início.

Outer Wilds começa com seu personagem abrindo os olhos e olhando para as estrelas. Treinar sua visão para frente revela um de seus colegas Hearthians de quatro olhos sentado diante de uma fogueira. Se você quiser, a primeira ação que você pode realizar no jogo é assar um marshmallow e comê-lo. Antes de poder acessar seu navio, que fica em uma plataforma elevada próxima, você deve adquirir códigos de lançamento de seu supervisor Outer Wilds Ventures. No seu caminho para o observatório, você notará casas de madeira com molduras em triângulo retângulo e alguns habitantes de Timber Hearth que ficam felizes em conversar por um tempo.

No andar térreo do observatório, há um pequeno museu que contém artefatos de uma civilização há muito desaparecida chamada Nomai. Esses seres de três olhos, revestidos de pele, deixaram rastros de si mesmos por todo o sistema solar, mas ninguém sabe de onde os Nomai se originaram ou o que levou ao colapso de sua civilização. Avanços recentes na tecnologia, no entanto, levaram à fabricação de uma ferramenta que pode traduzir a escrita espiral do Nomai. E em uma demonstração de confiança de coçar a cabeça, esta ferramenta preciosa foi confiada a você para uso em sua viagem inaugural.

Há uma interpolação na estética do jogo que me faz pensar nos filmes de Wes Anderson - Timber Hearth parece um acampamento de verão e as naves espaciais em ruínas dos Hearthians parecem brinquedos de criança. Mas tal fofura desmente o fato de que Outer Wilds pede uma boa quantia do jogador em termos de pensamento conceitual. Você recebe notavelmente pouca orientação sobre como proceder no jogo, além do conselho de ir em frente e explorar. Assim, nas primeiras horas, fiquei irritado por não saber como proceder da maneira mais eficiente. Perguntas como em que ordem devo visitar os planetas e se estou remotamente no caminho certo com o que estou fazendo me incomodavam porque, é claro, como crítico, senti a pressão para não mexer por aí. Embora eu tenha achado ligeiramente interessante que eu pudesse, digamos, pousar minha nave em um cometa, de jeito nenhum eu teria imaginado que poderia acessar o núcleo do cometa esperando que ele voasse perto o suficiente do sol sem consultar a Internet.

Eventualmente, as coisas começaram a se aglutinar enquanto eu encontrava e traduzia mais amostras da escrita Nomai. Não quero compartilhar muito do que descobri, já que tatear no escuro é um componente essencial para o funcionamento do jogo. Direi que depois de passar mais de vinte horas com ele, seus mistérios giram em torno de algo que é mais antigo que o próprio universo.

À medida que desbastava Outer Wilds, meu apreço por ele cresceu exponencialmente. Admiro como ele joga com conceitos científicos como a matéria quântica, que pode aparecer e desaparecer quando você olha para ela, depois desvia o olhar e depois olha para trás. Além disso, gostei de como diferentes lugares no jogo só são acessíveis quando um planeta - que é pequeno e fácil de navegar - está em uma determinada fase de sua rotação orbital. Não estou acostumado a entreter tais pensamentos em um videogame, o que torna isso um prazer.

Abordado com paciência, Outer Wilds oferece bastante aventura.

Christopher Byrd é um escritor que mora no Brooklyn. Seu trabalho apareceu no New York Times Book Review, no New Yorker e em outros lugares. Siga-o no Twitter @Chris_Byrd .

Eu contei minha história e fiz história rapper

Críticas recentes do jogo:

‘Draugen’ é um jogo pitoresco sobre o pensamento delirante

Como muitos jogos de realidade virtual, ‘Blood & Truth’ gira em torno de sua novidade

Uma poderosa combinação de direção de arte, ação e dublagem faz de 'A Plague Tale: Innocence' um jogo que vale o seu tempo

‘Rage 2’ é um jogo sem graça