Como 'Song Exploder' passou do podcast de música dos bastidores para a série de bebedeiras da Netflix

Para o podcaster Hrishikesh Hirway, tudo mudou com Bjork.

Hirway hospedou o Song Exploder por dois anos, convidando artistas musicais de todos os gêneros para cada um decifrar a composição de uma música. Como sua 60ª convidada, Bjork não era necessariamente a maior de todas, mas ela ocupou o primeiro lugar em uma lista de convidados dos sonhos que Hirway elaborou mentalmente quando começou a trabalhar no podcast em 2013. O episódio, no qual ela disseca tanto o versões originais e de cordas de Stonemilker marcaram um ponto de inflexão para ele.

Quando ela realmente fez isso, abriu a porta para alguma sensação do que era possível com o show, Hirway reflete. Esse devaneio, essa coisa da impossibilidade, realmente aconteceu.

O Song Exploder decolou. Atualmente em seu sétimo ano, acumulou quase 200 episódios e está consistentemente classificado entre os melhores podcasts da Apple e do Spotify. Ouvintes leais têm sido informados sobre o funcionamento interno dos cantores pop líderes das paradas e também dos crooners independentes, de Selena Gomez a Big Thief. O então vocalista do Fleetwood Mac Lindsey Buckingham e Yo-Yo Ma apareceram em episódios consecutivos dois anos atrás, o último para uma parcela especial sobre seu amor pelo prelúdio da suíte para violoncelo nº 1 em Sol maior de Bach.

A agenda não escrita de Hirway, como ele expressa, é demonstrar o quão fascinante o processo criativo por trás da música pode ser, independentemente de se a música é uma que os ouvintes normalmente escolheriam. Agora, ele pretende cativar as massas visualmente inclinadas com uma adaptação para a série do Netflix de Song Exploder, que será lançado sexta-feira.

A série chega com quatro episódios diversos estrelados por Alicia Keys, Lin-Manuel Miranda, Ty Dolla $ ign e R.E.M. Enquanto Hirway está fisicamente presente em cada um - ele normalmente se edita nas conversas em seu podcast para que apenas as vozes dos artistas permaneçam - ele e seu colega produtor executivo Morgan Neville (20 pés do Stardom) canalizam a intimidade do podcast em seu ouvido com enquadramento estreito e narração. Keys conduz uma discussão sobre sua música 3 Hour Drive, justapondo sua exploração da maternidade com a recente perda da mãe da artista Sampha. R.E.M. revisita Losing My Religion, o improvável hit de 1991 baseado em um riff de bandolim.

Algumas das melhores músicas que estão por aí surgiram com relativa rapidez e facilidade, diz Hirway, observando que o sucesso de uma música nem sempre depende de ela ter uma história de fundo convincente. Mas o sucesso do Song Exploder sim. Hirway trabalha com artistas para determinar quais de suas faixas têm o significado mais pessoal e quais histórias têm a capacidade de funcionar como uma fechadura para o funcionamento da mente de um artista.

Existem apenas 12 notas e um certo número de maneiras pelas quais os acordes se unem e os sons se unem na música ocidental, e ainda assim todas essas canções acabam sendo criações únicas, continua Hirway. É o resultado de todas as decisões e experiências atômicas que aconteceram a um artista, que o leva a expressar uma ideia de uma forma contra outra pessoa expressando-a de uma forma completamente diferente.

Miranda abordou Hirway anos atrás sobre fazer um episódio do Song Exploder em Wait for It, uma música que Aaron Burr de Leslie Odom Jr. executa no primeiro ato de Hamilton da Broadway. Hirway mais tarde leu uma entrevista na qual Miranda se referiu a ele como uma das melhores canções que ele já escreveu , o que, especialmente devido à natureza prolífica do artista, despertou a curiosidade de Hirway. Deixando de lado os outros trabalhos de Miranda, só a trilha sonora de Hamilton contém dezenas de composições originais. O que fez Wait for It se destacar do resto?

Conflitos de agendamento atrasaram seus planos, aos quais Hirway voltou depois de fechar o acordo com a Netflix. Miranda, acompanhada no episódio pelo diretor musical de Hamilton Alex Lacamoire e pelo encenador Thomas Kail, lembra-se de ter gravado o refrão por meio de um memorando de voz a caminho de uma festa, cantando em seu telefone sobre como a morte não discrimina para que ele não esquecesse mais tarde. Ele e Lacamoire, também o orquestrador, falam sobre como uma anomalia na melodia de abertura do piano foi inspirada por Tick, Tick ... Boom de Jonathan Larson!

Ele próprio um músico, Hirway sabe o que é ser questionado sobre composições em um nível superficial. Em vez disso, o Song Exploder mergulha nas motivações dos artistas, seus fracassos, os problemas técnicos que eles superaram. Seu desafio como podcaster, e agora como produtor de televisão, é encontrar um equilíbrio entre iluminador e acessível. Ele não quer emburrecer nada, mas, dado o amplo alcance da Netflix, precisa que a série apresente informações de uma forma que envolva um espectador casual.

Sempre tive essa ideia na cabeça, sabendo que meus pais ouvem o podcast, diz ele. Eu penso nisso como o teste da mãe. Quero ter certeza de que as ideias de um artista estão sendo transmitidas de uma forma que seja honesta com a forma como eles estão pensando sobre isso, enquanto ... perco o jargão em torno disso, se houver.

O Netflix se presta mais à farra do que um podcast, e Hirway espera que sua abordagem acessível crie uma barreira baixa de entrada para cada episódio do Song Exploder - e, depois, para expandir o que eles ouvem. Assim que terminarem o show, talvez os fãs de Keys se encontrem procurando outros trabalhos de R.E.M., ou vice-versa. Eles podem reproduzir alguns dos 193 episódios de podcast esperando por eles online.

como caroline flack morreu

Você pode olhar para uma seção transversal dos episódios e sentir que há uma grande variedade de músicas, diz Hirway. A verdadeira esperança é que as pessoas fiquem para cada episódio e aprendam sobre novas músicas dessa forma.