Como Kacey Musgraves, vencedora do Grammy do ano, rompeu a bolha da música country

Você nunca pode realmente adivinhar o que vai acontecer no Grammy Awards, mas quando Kacey Musgraves ganhou o prêmio de melhor álbum country no domingo à noite, isso não pareceu nada surpreendente. Embora ela também tenha sido indicada para o álbum do ano, o troféu de maior prestígio, era lógico que os eleitores a premiariam na categoria específica do gênero - e então o grande prêmio poderia ir para um superstar como Drake, ou a elogiada pela crítica Brandi Carlile, ou mesmo a trilha sonora do filme Pantera Negra, que faturou um bilhão de dólares.

E então, nos momentos finais da cerimônia de quase quatro horas, a apresentadora Alicia Keys anunciou o álbum do ano: ‘Golden Hour’, Kacey Musgraves! Musgraves - que conquistou Drake, Carlile, a trilha sonora de Pantera Negra com curadoria de Kendrick Lamar, Post Malone, Cardi B, H.E.R. e Janelle Monáe - não poderia ter parecido mais chocado.

Oh meu Deus. Oh meu Deus! Eu nem sei o que dizer, Musgraves disse, e imediatamente ficou chocado. Era inacreditável estar em uma categoria com álbuns tão gigantescos, obras de arte realmente brilhantes. É muito louco. Mas estou muito agradecido. E eu sei que ganhar isso não torna meu álbum melhor do que qualquer outra pessoa nessa categoria, eles são todos muito bons.

era melania trump uma stripper

Childish Gambino ganhou um grande prêmio no Grammy de 2019, mas não estava lá para receber seus prêmios. Aqui estão os outros destaques e performances memoráveis. (Taylor Turner / ART M)

Musgraves, 30, saiu com quatro troféus no total, empatado com Childish Gambino para o máximo de qualquer artista naquela noite. Ela também ganhou melhor canção country (Space Cowboy) e performance solo country (Butterflies). É a primeira vez que um artista country ganha o álbum do ano desde que Taylor Swift fez com Fearless em 2010. Então, como Musgraves saiu da bolha da música country para captar atenção suficiente do mainstream para o maior prêmio do Grammy?

Classificando as performances do Grammy Awards, da melhor à pior

Desde que Musgraves, nascida no Texas, lançou seu primeiro single em 2012, ela se destacou em Nashville. Quando tantos cantores estavam abraçando as canções pop e rock, centradas na festa que os programadores de rádio comercial ansiavam, o primeiro esforço de Musgraves foi puro country: Merry Go Round, uma faixa de tirar o fôlego, escrita com nitidez, era uma visão desolada de sentir-se sufocado por um cidade pequena. Ainda é sua música mais vendida até agora e ganhou aclamação suficiente para que pessoas de fora do gênero notassem; ela foi indicada como melhor nova artista no Grammy. No início de 2013, Musgraves disse ao USA Today aquela coisa que ela ouvia o tempo todo era, eu não gosto de música country, mas eu te amo.

Uma versão desse selo, o cantor country para pessoas que não gostam de música country, ficou com Musgraves por anos. Seu álbum de estreia, o ganhador do Grammy Same Trailer Different Park, também foi um sucesso, e seu terceiro single, Follow Your Arrow, tornou-se um clássico instantâneo entre sua base de fãs em constante crescimento. As referências ao uso de maconha e beijos pelo mesmo sexo eram altamente incomuns para um artista country; Musgraves também era um defensor vocal dos direitos LGBT , o que só trouxe mais atenção para fora de Nashville.

No entanto, Follow Your Arrow provou ser muito polêmico para as rádios country - e embora Musgraves parecesse um pouco frustrado com o desprezo, ela parecia desinteressada em jogar os jogos típicos da indústria. Isso incluiu falar abertamente contra as rádios country, o que normalmente é um tabu para os artistas de Nashville, já que o airplay pode muitas vezes fazer ou quebrar estrelas.

Eu simplesmente odeio que as pessoas tenham medo disso, Musgraves disse ao Guardian sobre Siga sua seta. Mas eu não quero implorar. Não quero ficar à mercê de uma rádio country com isso. Vai ter sua própria vida de qualquer maneira, então eu realmente não quero pedir sua permissão.

programação do desfile do dia de ação de graças da macy's 2019

Todos os singles de Musgraves desde Merry Go Round receberam pouca atenção, incluindo de seu segundo álbum indicado ao Grammy, Pageant Material. No entanto, isso realmente não importa. Ela vendeu toneladas de álbuns e ingressos para shows e levou sua carreira a outro nível em março passado com o lançamento de Golden Hour. O álbum onírico foi um risco, sonoramente, já que Musgraves trabalhou com novos produtores e mixou de tudo, do pop ao disco e ao country. No final das contas, os críticos adoraram, e os tipos da indústria de Nashville também apreciaram seu som único.

Eu só comecei a imaginar essa terra, musicalmente, onde fosse possível manter esses elementos da música country que são realmente intrínsecos à minha música, como pedal steel, banjo, ela disse a repórteres no outono passado na Country Music Association, onde também ganhou álbum Do ano. Mas eu queria explorar essa nova fronteira para mim com uma espécie de elementos eletrônicos. E é uma grande mistura de um monte de coisas diferentes.

Em outro impulso importante do mainstream, a música de Musgraves chamou a atenção de Harry Styles, ex-One Direction. Ela abriu para ele em arenas nos Estados Unidos no ano passado e descobriu um novo conjunto de fãs. Tudo levou a esta noite de domingo, quando ela ganhou o maior prêmio da indústria da música e colocou os holofotes em Nashville.

cuba gooding jr preso data

Amo música country com tudo o que sou, disse ela ao público do Grammy. E estou muito orgulhoso de poder compartilhar minha versão disso com o mundo.

Correção: uma versão anterior deste artigo distorceu o nome do álbum de estreia de Musgraves. É o mesmo parque de trailer diferente.