Como ‘Escape at Dannemora’ reinventou a história da fuga da prisão - e a carreira de Ben Stiller

Ben Stiller provavelmente não é a primeira pessoa que vem à mente quando se considera programas de televisão corajosos e criminosos. O ator é mais conhecido por estrelar comédias como Meet the Parents e Zoolander. Seu trabalho por trás das câmeras geralmente fica mais leve também, do satírico Tropic Thunder à afirmação da vida The Secret Life de Walter Mitty.

Assim, os fãs de longa data podem se surpreender com seu mais novo desafio de direção - a série limitada de sete episódios da Showtime, Escape at Dannemora, que começou no final de novembro e termina com um final de uma hora e quarenta minutos no domingo.

O show é estrelado por Benicio Del Toro e Paul Dano como Richard Matt e David Sweat, assassinos condenados que escaparam da Clinton Correctional Facility em Upstate New York em 2015. Eles conseguiram com a ajuda da funcionária da prisão Tilly Mitchell (Patricia Arquette).

Filmado de forma natural, como um thriller policial dos anos 1970, e arrastando-se em um ritmo incrivelmente deliberado - alguns podem dizer lento, mas isso não faz justiça ao show - é totalmente diferente da comida usual de Stiller.

Ele disse à ART M em uma entrevista por telefone que uma combinação de coisas o atraiu para a história. A ideia deste lugar, e como o aspecto da prisão dele estava conectado com essa relação pessoal que parecia muito difícil de acreditar, e a ideia de que tudo isso poderia acontecer nos dias de hoje - há algo muito, muito intrigante sobre isso, ele disse. E de um nível visceral de filmagem, isso me entusiasmou.

O ambiente físico, a cultura e a idade do lugar: acho que há algo nisso que é uma metáfora para nossos sistemas carcerários desatualizados, acrescentou Stiller.

O programa está particularmente interessado no processo, e a maior parte de seu tempo de execução é dedicada às etapas incrementais que Matt e Sweat realizam no planejamento e execução do breakout. Não há sequência de ação, nenhuma grande explosão. Apenas a execução lenta e constante de um plano.

Stiller abordou a história com o olhar de um documentarista para os detalhes, favorecendo a realidade em vez de tropas de fuga da prisão. Isso leva a alguns dos momentos mais interessantes do show, como quando Sweat se muda para uma nova cela e usa um livro de fósforos para criar uma bomba de fumaça como um meio de expulsar baratas, ou quando o público aprende o verdadeiro valor da carne moída em prisão.

Para mim, o mais interessante foi. . . a realidade do que aconteceu na vida diária, disse Stiller. Quando ele visitou a prisão e começou a falar com os prisioneiros, Stiller se viu fazendo perguntas que não havia considerado anteriormente.

Como você faz café na sua cela? Como você fuma maconha e se safa? Como você se livra de baratas em sua cela? ele disse. As respostas a perguntas como essa [eram muito interessantes para mim]. Essas coisas realmente mostram por que esses caras não gostariam de estar lá. Essas coisas da realidade do dia-a-dia eram importantes.

Essa atenção aos detalhes também dá ao show uma verdadeira sensação de lugar, não apenas dentro da prisão em si, mas na cidade. Não é por acaso que o show é intitulado Escape at Dannemora e não Escape at the Clinton Correctional Facility. Usando Mitchell como ponto focal, a série investiga o lugar que, para todos os efeitos, é uma cidade industrial, apenas sua indústria é o encarceramento.

Dannemora é um vilarejo de menos de 4.000 habitantes, situado nas montanhas na fronteira norte, cerca de 75 milhas ao sul de Montreal. É tão bonito quanto isolado.

Quando você chega lá e vê este lugar, há algo muito triste nisso e algo muito assustador sobre esta enorme fortaleza no meio dos Adirondacks, Stiller disse sobre sua primeira visita. E as pessoas que vivem fora dos muros da prisão estão vivendo em seu próprio mundo lá.

Quando vimos a parede da prisão pela primeira vez, fiquei surpreso com a forma como literalmente não havia mais nada ao redor, exceto árvores e algumas casas. Foi isso. Não havia restaurantes. Não havia praça ou centro na cidade. Não há literalmente nenhuma cidade lá, assim como uma rodovia que passa, ele acrescentou.

Stiller disse que queria que o público tivesse a mesma surpresa e explorasse um mundo com o qual a maioria dos americanos estava familiarizada apenas com algumas manchetes.

o que aconteceu com charlie rose

Continuei voltando para encontrar as coisas interessantes que você não esperava e que não necessariamente pensaria que seriam reais, disse ele. Ainda não consigo responder exatamente o que há nessa história que me deu vontade de contá-la. Eu simplesmente sabia que havia algo lá com o qual as pessoas se conectariam.