Como os cartunistas estão capturando o motim do Capitólio - e as formas como Trump o provocou

Enquanto Mike Luckovich assistia aos tumultos na quarta-feira no Capitólio, quando membros de grupos de extrema direita assumiram o controle da casa do povo, ele pensou que a tentativa de insurreição foi chocante - mas não surpreendente.

Muitos dos apoiadores do presidente Trump sofreram uma lavagem cerebral por causa do absurdo de que a eleição foi roubada, diz Luckovich, o cartunista político vencedor do Pulitzer para o Atlanta Journal-Constitution. Portanto, embora não tenha sido surpreendente, foi um desafio fazer um desenho animado que refletisse a enormidade do que estava acontecendo.

No prazo, o objetivo imediato de Luckovich era adaptar a melhor simbologia para impacto editorial.

Embora os americanos estejam familiarizados com o Capitol, demorei um pouco para pensar em algo que as pessoas reconheceriam como uma função pública importante do Capitol, diz o cartunista - até que 'mentir no estado' me atingiu.

casamento katie waldman stephen miller

Adam Zyglis também achou os eventos de quarta-feira chocantes de assistir, mas viu o caos como um triste culminar dos últimos quatro anos.

Todos nós sabíamos que algo assim estava por vir, disse o cartunista vencedor do Pulitzer para o Buffalo News, com base nas ações e palavras de Trump nos últimos meses.

Zyglis queria capturar a zombaria grotesca e triste que estava sendo feita de nosso processo democrático, manchando a sagrada Rotunda - e apreendeu uma imagem viral. Essa foto circulando no Twitter daquele terrorista tatuado e vestido tribalmente estava gravado em minha mente, diz ele. Para mim, isso resumia onde estávamos: um momento de anarquia tribal.

Várias vezes desde o verão passado, Signe Wilkinson desenhou Trump segurando uma lata de gás para simbolizar suas palavras incendiárias. Na quarta-feira, seu Trump como incendiário auditivo atiçou seu maior incêndio até então: a colina em chamas como metáfora visual para a democracia em perigo.

relação laura ingraham e raymond arroyo

Seus incêndios estão cada vez maiores, diz Wilkinson, o cartunista vencedor do Pulitzer do Washington Post Writers Group, que no mês passado encerrou seu longo mandato no Philly.com. Ela observa que um dia antes do motim, ela satirizou o senador Ted Cruz (R-Tex.) Porque ele representa políticos que aceleraram a pirotecnia de Trump.

Atualizações ao vivo do Post sobre o motim do Capitólio

Como Luckovich, Matt Davies escolheu renderizar a Rotunda, vinculando a aquisição da Colina de quarta-feira diretamente ao presidente.

Assim que ficou óbvio que Trump havia dado seu sinal para invadir o prédio, disse o cartunista vencedor do Pulitzer do Newsday, ele decidiu canalizar sua repulsa abjeta para a cena sórdida e antidemocrática que o presidente havia desencadeado da melhor maneira que pude.

Davies estourou o prazo em cerca de uma hora, mas pensar e esboçar em tempo real e responder a eventos de notícias chocantes, diz ele, é um privilégio empolgante que vem com desenho para um jornal diário.

Aqui está como alguns outros cartunistas satirizaram os eventos de quarta-feira:

O que Nick Cannon disse podcast?

Steve Sack (Minneapolis Star Tribune):

Peter Kuper (Desenhos Cagle):

R.J. Matson (Lista de chamada CQ):

Tom Hank tem o vírus corona

Stephane Peray (Desenhos Cagle):

Kevin Siers (Charlotte Observer):

Dario Castillejos (Desenhos Cagle):