Garth Brooks ganhou o Prêmio Gershwin, e seu concerto de homenagem foi uma cena e tanto

Na verdade, foi um momento único em Washington: a presidente da Câmara, Nancy Pelosi (D-Califórnia) e o líder da maioria na Câmara, Steny H. Hoyer (D-Md.) Agitando-se - não há outra maneira de descrevê-lo - como um país o astro da música Garth Brooks liderou uma canção extremamente entusiasmada de Friends in Low Places. A poucos metros de distância, o líder da minoria da Câmara, Kevin McCarthy (R-Calif.), Que estava apenas na Fox News nesta semana, criticando Pelosi sobre a conta de gastos do coronavírus, filmou a performance em seu telefone.

Mas isso é o que acontece com Garth Brooks - ele apenas aproxima as pessoas. É um dos motivos pelos quais ele foi escolhido para receber o Prêmio Gershwin de Canção Popular da Biblioteca do Congresso, apresentado durante um concerto de homenagem no DAR Constitution Hall na noite de quarta-feira. (O programa vai ao ar na PBS no final deste mês.) Ao aceitar o prêmio, até Brooks pareceu reconhecer a bizarrice da cena bipartidária neste momento particular da história.

Rapaz, se isso te ofende, não é minha intenção, disse Brooks ao público. Mas nunca pensei que veria uma unidade como esta em isto multidão bem aqui. Ele então pediu a todos que guardassem um momento de silêncio pelas vítimas dos recentes tornados do Tennessee, e eles o fizeram.

Brooks, 58, é o mais jovem a receber o prestigioso prêmio, um prêmio pelo conjunto da obra para cantores e compositores cuja música causou um impacto duradouro - foi criado em 2007 e foi dado a artistas como Stevie Wonder, Paul McCartney, Carole King, Billy Joel, Willie Nelson e Emilio e Gloria Estefan. Como o artista solo mais vendido de todos os tempos, Brooks é frequentemente creditado por lançar a música country de um gênero de nicho a um fenômeno global mainstream quando sua popularidade explodiu na década de 1990.

Garth Brooks vestiu uma camisa Barry Sanders em Detroit. Alguns pensaram que era um endosso de Bernie Sanders.

Sua originalidade, sua arte, sua humanidade e, vamos enfrentá-lo, energia implacável, certamente o tornam merecedor desta grande honra, Carla Hayden, a bibliotecária do Congresso, disse no palco. E se você tiver alguma dúvida após o show desta noite, garanto que a música de Garth Brooks viverá para sempre.

A energia implacável foi precisa: Brooks abriu o show com o mesmo nível de entusiasmo que exala em seus shows no estádio com a alta velocidade Ain't Goin 'Down (' Til the Sun Comes Up), acompanhado por Keith Urban. No final da noite, Brooks voltou ao palco para um set de quase uma hora enquanto tocava canções de artistas que o inspiraram quando era mais jovem: Don McLean, Jim Croce, Merle Haggard, Bill Withers, Bob Seger. Ele fechou com The Thunder Rolls, Friends in Low Places (que ele recentemente chamou de o hino do bêbado de nossa vida) e The Dance, que também é como ele gosta de encerrar seus shows.

Entre as apresentações de Brooks, seus amigos de Nashville apareceram para homenagear seu catálogo repleto de sucessos: Urban juntou-se ao Howard University Chorale para uma emocionante versão de We Shall Be Free; Chris Stapleton entregou vocais poderosos em Shameless e Rodeo; Keb 'Mo' deixou o público fascinado com The River; Lee Brice cantou o que ela está fazendo agora e mais do que uma memória, o último do qual ele co-escreveu; Ricky Skaggs encantou a todos com Callin 'Baton Rouge; e Trisha Yearwood, esposa de Brooks por 15 anos, derrubou a casa com The Change - e levou Brooks às lágrimas com Pela Última Vez.

Isso não foi fácil, disse Yearwood sobre cantar pela última vez enquanto olhava diretamente para o marido. O casal co-escreveu a balada, que é a história de seu relacionamento : Eu nunca pensei que para sempre seria para mim, eu só podia imaginar que a felicidade não era para ser / Mas agora ambos são meus - pela primeira vez, estou apaixonado pela última vez.

Tom Hank tem o coronavírus

Durante a celebração, os amigos de Brooks insistiram que ele é a celebridade mais realista. Stapleton descreveu a primeira vez que os dois se conheceram: Foi como sair com um cara que por acaso era Garth Brooks. Jay Leno, que fez Brooks se apresentar em seu último episódio do Tonight Show, explicou durante um breve monólogo: Garth é o superastro mais normal que já conheci. Ele é aquela rara combinação de cantor e compositor extremamente talentoso e idiota que costumava chutar as costas da sua cadeira na oitava série.

Brooks certamente enfatizou a autodepreciação. No tapete vermelho, ele brincou sobre a vez que sua filha não percebeu que ele cantou um cover de To Make You Feel My Love, enquanto ela dizia a ele, Oh meu Deus, pai, há uma nova música de Adele que você precisa ouvir. Ele enfatizou o talento de sua esposa (a quem ele chamava de Miss Yearwood), especialmente com sua versão de The Change: Assim que você ouvi-la fazer isso, será 'Garth quem?' Recebedor do prêmio, dizendo que todos os vencedores anteriores são jovens para sempre.

Mas no palco ao aceitar a homenagem, e ao longo da noite, Brooks também deixou claro que o prêmio foi profundamente significativo - ele passou muito tempo agradecendo a todos que tornaram sua carreira possível.

Agora meu nome se junta a nomes como alguns dos maiores nomes da história da música, disse ele, acrescentando que seu objetivo é viver sua vida de uma forma que, quando acabar, as pessoas olhem para esta lista de nomes - e a minha, espero, seja não é uma surpresa.

Garth Brooks: O Prêmio Gershwin de Canção Popular da Biblioteca do Congresso vai ao ar no domingo, 29 de março, às 21h. no PBS.