A Fox News bateu em ‘Juiz Jeanine’ após comentários sobre o hijab do Rep. Omar. Trump a quer de volta ao ar.

Jeanine Pirro, apresentadora da Fox News e ex-promotora, estava ausente de seu lugar habitual na programação do horário nobre da rede de sábado à noite - e seu telespectador mais poderoso não gostou disso.

A Fox News interrompeu o programa uma semana depois de condenar publicamente a sugestão de Pirro no ar de que o deputado Ilhan Omar (D-Minn.) Não apoiava a Constituição dos EUA porque ela é muçulmana e usa um hijab.

Traga de volta @JudgeJeanine Pirro, presidente Trump tweetou Domingo de manhã.

Trump acusou os críticos de Pirro de travar todas as campanhas contra Pirro e seu colega apresentador da Fox News, Tucker Carlson, que foi amplamente repreendido depois que comentários racistas, misóginos e homofóbicos de uma década reapareceram na semana passada. Ambos os comentários levaram alguns anunciantes a boicotar os programas.

Pare de trabalhar tanto para ser politicamente correto, o que só vai te derrubar, disse Trump em outro tweet , antes de emitir um aviso curiosamente terrível para ser forte e prosperar, ser fraco e morrer!

Em mais uma postagem , Trump exortou seus 59 milhões de seguidores a continuar lutando por Tucker e lutar muito por @JudgeJeanine. '

Carlson está em sua programação normal durante a semana, mas a rede se recusou a dizer se havia suspendido Pirro, e uma porta-voz não respondeu à pergunta sobre quando seu programa voltaria.

Na semana passada, os executivos da rede disseram que os comentários de Pirro não refletem os da rede e abordamos o assunto diretamente com ela.

Trump novamente mira em John McCain por causa do dossiê, gerando repreensão de Meghan McCain

Trump montou sua defesa horas depois de ameaçar o Saturday Night Live e outros programas de comédia noturnos que fizeram do presidente uma piada frequente. No Twitter , ele perguntou se a Comissão Federal de Comunicações e a Comissão Eleitoral Federal deveriam examinar os programas para derrubar a mesma pessoa (eu), repetidamente, sem tanta menção ao 'outro lado'.

Para os críticos do presidente, a última enxurrada de tweets matinais de Trump novamente revelou um truísmo da visão de seu governo sobre a mídia: para aqueles que o questionam ou zombam dele, uma flexão dos músculos executivos e ameaças vagas e ad hoc; mas para seus apoiadores, uma efusão de elogios e entrevistas exclusivas.

Pirro é uma das apresentadoras mais bem cotadas da Fox News e tem sido uma zelosa incentivadora de Trump - e ela tem uma história de retórica denunciada como anti-muçulmana. Ela começou seu último show apontando que Omar, que foi acusado de usar tropas anti-semitas, usa um hijab e pediu ao público para pensar sobre isso ...

'A adesão dela a esta doutrina islâmica é um indicativo de sua adesão à lei sharia, que em si mesma é antitética à Constituição dos Estados Unidos? Pirro perguntou, invocando uma teoria da conspiração de direita sobre uma suposta tentativa dos muçulmanos de assumir o governo dos EUA e instalar a lei sharia. (Na realidade, a sharia é uma estrutura do Islã e descreve as diretrizes para viver uma vida muçulmana ética.)

Pirro mais tarde defendeu suas declarações, sustentando que ela não chamou Omar de não americano e que sua intenção era fazer uma pergunta e iniciar um debate.

Claro, porque alguém é muçulmano não significa que você não apóia a Constituição, disse Pirro.

Mas a reação foi rápida e bipartidária. Hufsa Kamal, produtora associada da Fox News, acusou seu colega de espalhar essa falsa narrativa de que de alguma forma os muçulmanos odeiam a América.

Alguns dos anunciantes de Pirro também se revoltaram, recusando-se a ganhar tempo em seu programa daqui para frente. Essa lista inclui o fabricante de Botox Allergan; a empresa de tecnologia de saúde GreatCall; Letgo, um site de compra e venda de produtos usados; e NerdWallet, um serviço financeiro.

Novo Nordisk, uma empresa farmacêutica, também está reavaliando seus anúncios no programa de Pirro.

Laços estreitos do governo dos EUA com a Boeing enfrentando novo escrutínio

Carlson também está perdendo publicidade - incluindo a farmacêutica AstraZeneca -, mas a rede continua com seu apoio tácito a ele e a seu programa, que também tem alta audiência. Depois que o Media Matters, um grupo de defesa de esquerda, publicou o áudio das antigas entrevistas de Carlson no programa de rádio Bubba the Love Sponge, Carlson agradeceu à Fox News por apoiá-lo.

A Fox News está atrás de nós, como tem feito desde o primeiro dia, disse ele na semana passada. Resistência é uma qualidade rara em uma rede de TV, e somos gratos por isso. '

Tom Hank tem o coronavírus

Acostumado a desencadear controvérsias, Carlson se intrometeu. Afinal, ele viu os anunciantes fugirem antes, e isso não fez muita diferença em seus resultados financeiros.

'Nós nunca iremos nos curvar para a multidão, nunca, Carlson disse em seu programa.

Para garantir, ele acrescentou uma pontuação trumpiana: não importa o que aconteça.

Abby Ohlheiser, Kayla Epstein e Lindsey Bever contribuíram para este relatório.