Enfrentando a expulsão, Trump se demite do Screen Actors Guild: ‘Você não fez nada por mim’

O ex-presidente Donald Trump renunciou ao Screen Actors Guild - Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio (SAG-AFTRA) depois que sua liderança nacional votou para considerar a expulsão dele por seu papel na incitação do ataque da multidão em janeiro no Capitólio dos EUA.

Em uma carta de demissão obtida na tarde de quinta-feira pela ART M e relatada pela primeira vez pela Fox News, Trump escreveu à presidente da SAG-AFTRA, Gabrielle Carteris, a respeito da chamada audiência do Comitê Disciplinar com o objetivo de revogar minha filiação ao sindicato. Quem se importa!

Embora não esteja familiarizado com seu trabalho, tenho muito orgulho de meu trabalho em filmes como Home Alone 2, Zoolander e Wall Street: Money Never Sleep; e programas de televisão, incluindo O Príncipe Fresco de Bel-Air, Saturday Night Live e, claro, um dos programas de maior sucesso da história da televisão, O Aprendiz - para citar apenas alguns, ele escreveu na carta enviada na quinta-feira, no mesmo dia o sindicato anunciou nomeados para o SAG Awards deste ano.

Trump também afirmou ter impulsionado o agonizante negócio de notícias a cabo durante sua presidência, criando milhares de empregos em redes e argumentou que a SAG-AFTRA não serviu adequadamente seus membros além de cobrar taxas e promover políticas perigosas.

Não desejo mais estar associado ao seu sindicato, afirmou. Como tal, esta carta é para informá-lo da minha demissão imediata da SAG-AFTRA. Você não fez nada por mim.

Em resposta à carta de Trump, SAG-AFTRA emitiu uma declaração concisa: Obrigado.

O sindicato anunciou em meados de janeiro que seu conselho nacional votou esmagadoramente a favor da realização de uma audiência disciplinar sobre as ações de Trump, com as possíveis consequências que vão desde multas e suspensão até a expulsão. As acusações vieram de Carteris, SAG-AFTRA declarado em um comunicado à imprensa , e citar o papel de Trump em incitar o ataque e em sustentar uma campanha imprudente de desinformação com o objetivo de desacreditar e, em última análise, ameaçar a segurança dos jornalistas.

Donald Trump atacou os valores que esta união considera mais sagrados - democracia, verdade, respeito pelos nossos concidadãos americanos de todas as raças e religiões, e a santidade da imprensa livre, disse Carteris no comunicado, que observou que SAG-AFTRA representa milhares de jornalistas de radiodifusão.

Antes de Donald Trump ser eleito presidente, você deve tê-lo visto em inúmeros programas de TV e participações especiais em filmes, de 'Fresh Prince of Bel-Air' a 'Zoolander'. (Thomas LeGro / ART M)

Trump era membro do SAG-AFTRA desde 1989, seus créditos em grande parte correspondendo aos listados em sua carta a Carteris (embora ele fosse removido do corte final de Wall Street). The Hollywood Reporter anotado no verão passado que os formulários financeiros de Trump em 2019 indicavam que ele ainda ganha dinheiro com seu tempo em Hollywood - até US $ 1,7 milhão naquele ano. Essa soma supostamente incluía $ 77.808 do plano de pensão SAG, do qual ele participava desde 1992, e $ 8.724 do plano AFTRA, ao qual ingressou em 1989.