Ellen DeGeneres volta a se levantar, e seu público não para de gritar sobre isso

O que você faz quando já é um apresentador de talk-show diurno multimilionário, amado por legiões? Que desafio resta para você quando você é a pessoa que as celebridades e candidatos à presidência procuram?

Para Ellen DeGeneres, você volta para onde começou. Relatable da Netflix, que estreou na semana passada, é seu primeiro stand-up especial em 15 anos. Ela se junta a vários quadrinhos famosos (Chris Rock, Dave Chappelle) que lançaram novos especiais após uma década ou mais de interrupções.

Embora ser super famoso garanta que você receberá muita atenção e dinheiro em troca de uma nova hora de material (especialmente com os pagamentos multimilionários do Netflix), a fama também pode criar uma dinâmica estranha para uma história em quadrinhos. Os membros do público predispostos a pensar que você é extremamente engraçado podem lhe dar mais margem de manobra ou manter padrões impossíveis. Mas há uma resposta particularmente perturbadora do público que notei ao assistir DeGeneres e quadrinhos de seu calibre se apresentando: os gritos aleatórios e selvagens.

Fazer um especial de stand-up depois que um quadrinho ficou rico e foi além do stand-up em si sempre trouxe desafios criativos, especialmente quando a coisa do artista é que você sempre percebeu piadas. Como você ainda pode contar piadas compreensíveis sobre sua vida, quando sua vida é insana para os padrões de pessoas normais? Você sabe como em St. Barts, pergunta Tracy Jordan de 30 Rock , as pessoas comem lagosta como isto ?

Em vez de ignorar esse conflito, DeGeneres faz disso a premissa de seu especial, pois oferece o mesmo tipo de humor observacional que impulsionou sua carreira décadas atrás, enquanto reconhecia suas riquezas e zombava de si mesma (como quando ela menciona o assento 10B em um avião. Um avião vai tão longe? Eu nunca voltei lá.)

As novas estrelas do rock: por dentro da era de ouro da comédia de hoje

Assim como a vida de DeGeneres mudou, também mudou seu público desde seu último especial em 2003. A maioria das pessoas que a assistem agora estão acostumadas a ver DeGeneres em seu ambiente diurno, onde a multidão fazendo parte do show. Algumas dessas vibrações são especiais; você pode ouvir os gritos de membros individuais da audiência quando DeGeneres menciona dar coisas grátis, um comercial de caspa de Sofia Vergara e como ela ainda é gay, aliás.

Não é apenas a multidão de DeGeneres, no entanto; tal comportamento durante programas de comédia ao vivo parece ser mais comum, do multidão gritando que não se acalmava o suficiente para Dave Chappelle para terminar seu infame Festival Oddball 2013 com os gritos solitários e intermitentes ouvidos durante o especial de Trevor Noah de 2018, Son of Patricia. '

Talvez tenhamos sido treinados para responder dessa forma por causa da onipresença de piadas de madrugada com forte carga política que geram aplausos constantes. Ou talvez seja ju s t um sintoma de cultura evoluindo para ser mais participativa. De que adianta ir a uma exposição de museu se não é bom no Instagram? Por que simplesmente assistir a um game show quando você pode jogá-lo com um milhão de outras pessoas? O que é tão empolgante em ser uma risada anônima em um mar de risadas quando você pode ser um solitário e longo wooo! capturado em um especial, para que todos possam ouvir para sempre? Rir de uma piada parece uma das favoritas no Twitter; gritar durante uma piada é o equivalente a retuitar com um comentário que simplesmente diz ISTO ou ->. ' Basicamente, é se inserir em um diálogo para sinalizar um acordo, sem fornecer nenhuma contribuição significativa.

Por que o especial ‘Nanette’ de Hannah Gadsby no Netflix é tão notável

Na comédia, ganhar uma pausa para aplausos há muito é aceito como um sinal de uma boa piada; agora pode parecer que concordo com a opinião desta piada. Existem reações muito piores à comédia do que a emoção genuína: vaias, reclamações, silêncio quando deveria haver risos, conversa quando deveria haver silêncio. Ainda assim, gritar woos ininteligíveis como uma história em quadrinhos cria piadas também pode ser perturbador. Nanette de Hannah Gadsby argumentou que a comédia precisa de tensão, já que o humor surge assim que é lançado. Mas o que acontece quando não há tensão alguma? Alguns membros da platéia gritando enquanto uma história em quadrinhos nos leva para longe de nos concentrarmos em uma pessoa e diminui a pressão que ajuda uma piada a ter sucesso.

Há um público maior para a comédia do que nunca, e alguns fãs provavelmente só querem se sentir como se estivessem em um show barulhento onde farão parte do show. Aparentemente, divertir-se passivamente não é catártico o suficiente. Mas para a maioria que não grita enquanto um comediante se apresenta, não há necessidade de sinalizar algo maior para o mundo do que rir quando uma piada é engraçada e silêncio quando não é.