Bob Woodward em Hal Holbrook em ‘All the President’s Men’: ‘Ele capturou a intensidade’

Hal Holbrook não exigiu detalhes da vida real para criar seu papel icônico no drama de 1976 Todos os Homens do Presidente. Ele tinha sua própria abordagem perspicaz para encontrar a performance: Siga a moralidade.

Holbrook, que morreu em 23 de janeiro aos 95 anos, interpretou Deep Throat, a mania de garagem secreta de uma fonte do repórter do Washington Post Bob Woodward (Robert Redford) durante o escândalo Watergate. Em 2005, W. Mark Felt, o ex-funcionário número 2 do FBI, revelou-se Garganta Profunda - encerrando três décadas de especulação pública.

Foi uma atuação brilhante, disse Woodward na terça-feira, ao saber da morte de Holbrook. Ele capturou a intensidade e a sensação de distância de Mark Felt, enquanto Felt pesava o ato de ajudar em meio a seu conflito interno.

kelly marie tran new york times

No entanto, Holbrook capturou o personagem sem saber a verdadeira identidade de Garganta Profunda. Woodward conheceu Holbrook brevemente e observou que o ator nunca pediu a ele detalhes do mundo real.

Em 2002, terminei uma entrevista com Holbrook perguntando se ele tinha alguma ideia de quem era Deep Throat. Ele sugeriu que os cineastas podem ter seus próprios palpites - mas ele não fez isso.

Enquanto Redford e [o diretor Alan J.] Pakula conversavam sobre isso antes de filmar naquela garagem, disse Holbrook lentamente, rindo levemente em sua reminiscência, eu fiquei lá, literal e figurativamente no escuro.

Redford era amigo de Holbrook e disse ao The Post na terça-feira em um e-mail por meio de seu representante que esse vínculo felizmente proporcionou a oportunidade para ele interpretar Deep Throat no que a estrela chama de uma atuação memorável e icônica.

Obituário: Ator Hal Holbrook, retratista indelével de Mark Twain, morre aos 95 anos

Holbrook retratou várias figuras históricas ao longo de sua carreira - mesmo incorporando Mark Twain por mais tempo do que Samuel Clemens o interpretou. O ator disse que passou parte de sua carreira escapando da longa sombra de Twain. Ao assumir o papel encoberto de Garganta Profunda, Holbrook encontrou magia ao explorar as sombras da intriga.

A história de fundo que criei para ele foi baseada em uma questão de moralidade, Holbrook disse ao New York Times em 2005 . Este homem estava quebrando as regras de Washington ao denunciar o presidente. Eu pensei, ‘Que tipo de homem pode fazer isso?’

o que aconteceu com grandes dançarinos antigos de freedia

O ator concluiu que Garganta Profunda se deparou com a escolha entre lealdade a seu presidente ou lealdade a seu país. Ele escolheu seu país. Mas era muito desagradável para ele porque ele era uma pessoa de caráter, e aqui estava ele, passando informações em uma garagem.

O que Holbrook tinha a transmitir, atuando ao lado do repórter cada vez mais exasperado de Redford, disse Woodward, era o balé requintado de Mark Felt. O caráter varia entre expressões de controle egocêntrico (eu tenho que fazer isso do meu próprio jeito) e raiva eruptiva (Você fez pior do que deixar Haldeman [chefe de equipe de RH do presidente Nixon] escapar; você tem pessoas sentindo pena para ele).

O artista vencedor do Emmy e do Tony sabia a importância de capturar a ambigüidade de alguém dizendo: 'Ah, sim, vou ajudá-lo, mas vamos nos encontrar em um estacionamento subterrâneo às 3 da manhã', disse Woodward. A atitude do personagem era: vou ajudar, mas não quero que ninguém saiba que estou fazendo isso. Eu não quero que ninguém sempre sei que estou fazendo isso.

Por fim, recordou Woodward, Felt chegou a um ponto em que apontou para o escândalo de Watergate porque o repórter não o compreendeu totalmente. Ele estava quase me sacudindo para entender.

A cena em que Garganta Profunda finalmente diz Pegue seu caderno foi a interação que estimulou Woodward e o colaborador Carl Bernstein a ver o quadro geral. O arrombamento de 1972 na sede do Partido Democrata no hotel Watergate não foi um mero roubo, dizia Garganta Profunda, mas toda uma série de operações - sabotagem de campanha e espionagem, contou Woodward.

De 2005: Mark Felt encerra o mistério de 30 anos da fonte Watergate do Post

um príncipe de natal: o casamento real

Uma das frases mais famosas de Holbrook no filme tornou-se siga o dinheiro. Woodward disse que a linha foi inventada pelos cineastas - não está no livro, não está em nossas notas - mas ainda refletia o que Felt estava dizendo sem dizê-lo.

Holbrook me disse que parte de sua técnica para interpretar Twain era segurar as longas pausas - um presente para contenção e silêncio que ele trouxe para Deep Throat. Woodward também elogia a arte da longa pausa. Deixe o silêncio sugar a verdade, ele disse que dá aulas para estudantes de jornalismo.

O brilhantismo de Holbrook também está em seu apetite por descobertas criativas. Ele era um ator em uma missão, disse Woodward. Ele não era passivo. Sempre foi: ‘O que temos aqui?’

Woodward fez uma pausa enquanto avaliava a capacidade de Holbrook de habitar um homem que o ator não conhecia.

Uma de suas partes geniais, não é?