O co-âncora de um apresentador de TV negro o comparou a um gorila. Ele respondeu com compaixão.

Quando Alex Housden KOCO pensa que seu co-âncora Jason Hackett KOCO se parece com um animal ...

postado por Joy Shana na quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A notícia que começou era um segmento sobre um macaco curioso no zoológico de Oklahoma City.

Jason Hackett e Alex Housden, co-âncoras do noticiário matinal na TV KOCO 5, publicaram um vídeo de Fin, o bebê gorila das planícies do oeste do zoológico. O zelador de Fin assumiu o Instagram do zoológico durante o dia, capturando imagens do macaco gravando vídeos de selfies.

Como você pode ver, Fin ficou fascinado, disse Housden, que é branco.

Definitivamente pronto para seu close-up ali, acrescentou Hackett, que é negro.

Quando a transmissão foi interrompida para o relatório de tráfego, Housden fez um comentário final.

Parece que quando você tira uma foto, ela disse.

entrevista completa cardi b joe biden

Hackett fez uma pausa.

Sim, é verdade, sim, ele disse. Muito perto da câmera.

O que se seguiu foi a indignação dos telespectadores, que ligaram para a estação e escreveram no Facebook que o comentário de Housden era racista e ampliou um estereótipo feio sobre os negros.

A calúnia - comparar negros e africanos com macacos, gorilas ou macacos - está arraigada na história mundial. Tem sido usado por políticos para insultar a ex-primeira-dama Michelle Obama, por presidentes dos EUA para criticar delegados das Nações Unidas e pelos fundadores do pensamento político moderno para denominar as pessoas de pele negra como subumanas .

No dia seguinte ao diálogo sobre Fin, o gorila, Hackett e Housden se envolveram em uma conversa muito mais sombria no ar sobre racismo, escolha de palavras e educação cultural em uma América que está se tornando mais polêmica a cada dia.

Quase imediatamente, Housden começou a chorar.

Estou aqui esta manhã porque quero me desculpar, não apenas com meu co-âncora Jason, mas com toda a nossa comunidade, disse ela, tocando o braço de seu co-âncora.

Eu disse algo ontem que foi sem consideração, que era inapropriado, e magoei as pessoas. E quero que você entenda o quanto eu te machuquei lá fora, Housden continuou, desviando os olhos da câmera para seu colega, e o quanto eu te machuquei.

Hackett sentou-se ao lado de Housden em um sofá enquanto ela falava.

Eu te amo muito, e você tem sido uma das minhas melhores amigas há um ano e meio, e eu nunca faria nada de propósito para machucá-la, disse ela. E eu amo nossa comunidade, e quero que todos vocês saibam do fundo do meu coração: Peço desculpas pelo que eu disse. Sei que foi errado e sinto muito.

Em seguida, foi a vez de Hackett falar.

Alex, muito obrigado, ele disse, batendo em seu joelho enquanto se dirigia a ela. Aceito suas desculpas e agradeço suas desculpas.

Hackett se virou para a câmera.

Quero que todos saibam que Alex é um dos meus melhores amigos, disse ele, explicando que eles costumam conversar fora do trabalho e compartilhar assuntos pessoais sobre suas vidas. Hackett disse que a apreciava.

Eu te amo, ele disse. Tudo isso dito, e Alex seria o primeiro a dizer isso a você. O que ela disse ontem estava errado. Foi um golpe profundo para mim e para muitos de vocês na comunidade.

Hackett disse que ouviu ligações de telespectadores e viu suas mensagens furiosas no Facebook. Ele explicou aos telespectadores que assim como um médico usa um bisturi ou um encanador usa uma chave inglesa, as transmissões usam as palavras como ferramenta de seu ofício.

Saindo disso, quero que este seja um momento de aprendizado, disse ele. A lição aqui é que as palavras são importantes.

Por causa das mudanças demográficas em todo o país, uma mudança que está tornando os Estados Unidos mais racial e culturalmente diversificados, Hackett enfatizou a importância da propriedade e da educação. Ele disse que a ignorância não é desculpa.

Precisamos entender os estereótipos, disse Hackett. Temos que entender as origens uns dos outros e as palavras que machucam, as palavras que cortam profundamente. Precisamos encontrar uma maneira de substituir essas palavras por amor e palavras de afirmação também.

Essa educação, disse ele, deve ser usada não para machucar e não dividir, mas para construir uma união mais perfeita.

Hackett disse que esse processo será uma jornada para ele e seus colegas.

Estamos aprendendo coisas aqui, disse ele. E nós da KOCO 5 esperamos que você se junte a nós.

Hackett e Housden não responderam imediatamente a um pedido de comentário. O presidente e gerente geral da KOCO 5, Brent Hensley, disse em um e-mail na terça-feira que o pedido de desculpas de Alex e a aceitação de Jason das desculpas e comentários sobre o mais amplo são comentários suficientes. Questionado sobre se Housden foi punido por seu comentário no ar, Hensley disse que os assuntos pessoais são privados.

conheceu o tapete vermelho de gala 2019