A música casualmente mórbida de Billie Eilish definiu a Geração Z. Agora ela estreou em primeiro lugar na Billboard.

Quem é Billie Eilish?

A pergunta é tão provocante quanto as que a jovem de 17 anos faz em seu primeiro álbum de estúdio, When All Fall Asleep, Where Do We Go? É só estreou como nº 1 na parada Billboard 200, fazendo de Eilish a única artista nascida na década de 2000 a realizar o feito. (Ela também é a artista feminina mais jovem a fazê-lo em uma década.)

A música pop ousada dobra como o cartão de membro da Geração Z de Eilish, seja comentando sobre o hábito de benzo de seus colegas - não preciso de um xanny para me sentir melhor, ela sussurra na faixa Xanny - ou amostragem de uma cena do The Office em Meu estranho vício. Suas letras são a encapsulação perfeita da cultura online de hoje, ao mesmo tempo sombriamente cômica e casualmente mórbida. Ela canta melancolicamente Bury A Friend da perspectiva do monstro sob sua cama, então revela que ela mesma é o monstro, seu próprio inimigo.

Como as estrelas pop adolescentes que a precederam, Eilish também pode ser descrita como precoce. O prelúdio risonho do álbum intitulado !!!!!!! lembra os ouvintes de sua juventude (enquanto nos alerta para o fato de que ela tirou seu Invisalign). Mas, ao contrário de alguns de seus predecessores, ela mantém sua própria visão criativa - mesmo enquanto escreve e produz música com seu irmão de 21 anos, Finneas, e grava em uma casa pertencente aos pais atores que os educaram em casa. Como Eilish comentou recentemente ao New York Times, ela poderia facilmente passar as rédeas para outra pessoa, mas, como com sua música, em vez disso, escolhe escolher suas próprias roupas, visualizar seus próprios vídeos e executar sua própria conta no Instagram.

sobre o que são linhas borradas

Tudo poderia ser mais fácil se eu quisesse, ela disse ao Times . Mas eu não sou esse tipo de pessoa e não sou esse tipo de artista. Prefiro morrer do que ser esse tipo de artista.

A intensidade da autonomia de Eilish está em plena exibição em sua conta do Instagram, @wherearetheavocados , que possui 17,9 milhões de seguidores. Seus olhares vazios e roupas largas andróginas parecem menos controladas, menos sexualizadas do que a imagem que as estrelas pop adolescentes foram encorajadas a adotar. É uma estética que fala à geração SoundCloud, o que faz sentido, visto que a carreira de Eilish começou depois que ela postou a balada Ocean Eyes na plataforma de streaming de música em 2016. Ela assinou contrato com a Interscope Records naquele mesmo ano e também construiu uma empresa fervorosa Instagram e Snapchat seguindo desde então.

Em uma recente conferência de negócios musicais, o ex-baterista do Nirvana Dave Grohl comparado A conexão de Eilish com seu público jovem para o que estava acontecendo com o Nirvana em 1991.

Minhas filhas são obcecadas por Billie Eilish, disse ele. E o que estou vendo acontecendo com minhas filhas é a mesma revolução que aconteceu comigo na idade delas. . . . Quando eu olho para alguém como Billie Eilish, eu fico assim. . . o rock and roll não está nem perto de estar morto.

Eilish citou, junto com Lana Del Rey e Amy Winehouse, os rappers Tyler, the Creator e Earl Sweatshirt como inspirações porque, como ela disse à revista Elle aos 15 , muitas das coisas que os verdadeiros rappers dizem está um pouco à frente do que outras pessoas estão dizendo. A própria Eilish aborda tópicos mais pesados, como o pedágio que a fama pode afetar a saúde mental em seu trabalho e entrevistas, incluindo um vídeo da Vanity Fair publicado no final do ano passado de duas entrevistas Eilish justapostas - uma de outubro de 2017, a outra de outubro de 2018.

quem ganhou o Voice 2018, temporada 15

Estou com ciúme de Billie um ano atrás, ela disse em 2018, mais taciturna do que antes. Eu realmente não estou prestes a. . . Tenho pena de mim mesmo pelas pessoas que reconhecem quem eu sou, porque sou muito grato por isso. Mas, eu não sei, eu gostaria de ir, não sei, qualquer lugar e nem sempre ser reconhecido.

Com uma estreia tão bem-sucedida na Billboard, Eilish se infiltrou no mainstream - ela até apareceu no talk show de Ellen DeGeneres na semana passada, onde discutiram seus fãs de alto perfil (por exemplo, Grohl, Thom Yorke, Julia Roberts) e ela candidez recente sobre ter síndrome de Tourette.

Um escrutínio minucioso acompanha esse nível de fama, e Eilish sentiu o gostinho da reação online. Em Wish You Were Gay, que foi lançado pela primeira vez como single, ela canta que gostaria de ter sido rejeitada por um menino por um motivo diferente: Para dar uma explicação à sua falta de interesse / Não diga que não sou o seu tipo / Apenas diga que não sou sua orientação sexual preferida. Um pequeno número de ouvintes acusou Eilish de homossexualismo com o título da música, e ela respondeu dizendo que as letras não deveriam ser um insulto e que foram um pouco mal interpretadas.

Eilish também conseguiu algum flack por apresentar uma música de tributo a seu amigo XXXTentacion, um rapper que aguardava julgamento por acusações de violência doméstica quando foi morto no verão passado. Eu quero ser capaz de chorar, não quero ter vergonha por isso, Eilish disse ao Times sobre a música. Eu não acho que mereço ser ódio por amar alguém que faleceu.

Mas o sucesso de Eilish não vacilou, conforme a Billboard relata que seu primeiro lançamento, o EP de 2017 Don Don't Smile at Me, passou 67 semanas nas paradas e alcançou a 14ª posição em janeiro. When We All Fall Asleep obteve a segunda maior semana de vendas de qualquer álbum lançado este ano e, com 194 milhões de streams on-demand em sua semana de estreia, tornou-se a terceira maior semana de streaming de uma artista feminina.