Bill Watterson e outros artistas refletem sobre 1995, o ano em que os quadrinhos mudaram para sempre

Bill Watterson reflete hoje e se maravilha com o poleiro que as tiras sindicalizadas antes continham, na época em que a página de quadrinhos fazia parte da conversa cultural diária do país.

trunfo corta ajuda a 3 países mexicanos

O alcance e o impacto das histórias em quadrinhos de jornal, diz Watterson por e-mail, são quase impossíveis de compreender agora.

Watterson criou Calvin e Hobbes por uma década, quando a tira foi distribuída para mais de 2.000 jornais. Quando sua história em quadrinhos terminou sua exibição há um quarto de século esta semana - em 31 de dezembro de 1995 - a partida culminou em um ano sísmico de despedidas de superstars: Gary Larson aposentou The Far Side em janeiro, e Berkeley Breathed encerrou seu domingo - apenas spinoff de Bloom County, Outland, naquele mês de março.

Tratava-se de três membros do Hall of Fame indo embora no auge, diz Andrew Farago, curador do Cartoon Art Museum de San Francisco. Eu não acho que nada parecido tenha acontecido antes, ou tenha acontecido desde então, nos quadrinhos.

Todos os três recursos tinham sido uma leitura diária obrigatória para multidões - exatamente um século depois de Hogan’s Alley de Richard Outcault, com o garoto amarelo, ter ajudado a estimular o surgimento dos quadrinhos coloridos de domingo à medida que o grande público atrai.

Um cartunista pode falar para dezenas de milhões de pessoas, de todas as esferas da vida, todos os dias, ano após ano, diz Watterson. Os quadrinhos de jornal eram a arte mais democrática que você pode imaginar. A mídia de massa tinha seus defeitos, mas sinto falta da maneira como ela criou uma experiência cultural compartilhada.

Outras tiras estelares continuaram a atrair muitos leitores depois de 1995, e Watterson observa que, no início dos anos 2000, o Cul de Sac de Richard Thompson provou que o lançamento de novos quadrinhos ainda era possível. Mas isso, diz ele, foi durante a era em que a Internet veio e destruiu o ecossistema do jornal.

Muitas das mudanças tecnológicas têm sido empolgantes, mas realmente mudaram a forma como as obras criativas são valorizadas, diz Watterson, observando que se a arte dos desenhos animados pode ser digitalizada, provavelmente está por aí, de graça. O antigo modelo de negócios não funciona mais. É difícil competir contra o instantâneo, abundante e gratuito.

Andy Thomas, o clube republicano

Hilary Price, cuja tira sindicalizada Rhymes With Orange foi lançada no verão de 1995, diz que a transição digital do jornalismo afetou a visibilidade dos quadrinhos para pior.

Para os leitores que veem suas notícias na tela, os jornais online enterram seus quadrinhos bem fundo em seus sites, se é que os veiculam, diz Price. Os funnies de domingo não 'envolvem' as edições eletrônicas de domingo. Assim, à medida que mais pessoas migram para a tela, os quadrinhos são ainda mais separados da experiência de leitura de notícias.

História em quadrinhos ‘Rhymes With Orange’ dá as boas-vindas a um novo colaborador

Breathed, que neste mês comemorou o 40º aniversário do lançamento de Bloom County, diz que se ajustou à evolução tecnológica da indústria. Ele reviveu o Condado de Bloom em 2015, depois de encerrar a tira ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1989.

Hoje, ele valoriza seu relacionamento imediato com seus leitores online - um público menor, mas mais conectado do que nos anos 90. Eu não sabia nada de, ou de, meus leitores por décadas. Agora, somos uma família, diz Breathed. Não é mais uma família de 70 milhões, mas mais próxima. Abraçamos digitalmente - muito mais recompensador.

A chave para se adaptar ao novo ecossistema, diz ele, é manter seus olhos e insights voltados para o futuro: É como se divorciar e se ressentir de ter seus ativos reduzidos pela metade durante a noite: o truque zen mental para a sobrevivência é fingir que a outra metade nunca existiu.

tom hanks tem vírus corona

Berkeley questionou por que ‘Bloom County’ realmente retornou

Embora a primazia dos quadrinhos dos jornais da mídia de massa no século 20 tenha desaparecido, Watterson está otimista quanto à próxima geração.

Isso me faz sentir velho, mas os quadrinhos são uma arte incrivelmente versátil e adaptável, diz ele. Eles são uma forma natural e eficaz de comunicar ideias que não tenho dúvidas de que novos artistas encontrarão novas maneiras de encontrar novos públicos.

Tenho que me lembrar que esse cenário da Internet é completamente normal para as crianças que estão chegando, e suas motivações e soluções não serão as minhas, observa ele. O mundo segue em frente.

Breathed, cujos créditos em Hollywood incluem a adaptação de seu livro A Wish for Wings That Work, compara a tirinha impressa com o cinema multiplex, acreditando que ambos estão em repouso permanente.

No entanto, nem os filmes nem a arte em quadrinhos estão desaparecendo, diz ele. Essa é a piada.