‘Astro Bot Rescue Mission’ reacende a diversão do jogo até mesmo para os mais cansados

Missão de resgate do Astro Bot

Desenvolvido por: Japan Studio

Publicado por: Sony Interactive Entertainment

Disponível em: PlayStation VR

A julgar apenas pelo número de exclamações monossilábicas que pronunciei para mim mesmo enquanto jogava Astro Bot Rescue Mission, é justo dizer que poucos outros jogos me encantaram tanto este ano quanto este jogo de plataforma. Os desenvolvedores do Japan Studio da Sony criaram algo que rivaliza com a flutuabilidade de um dos jogos da Nintendo. Na verdade, o Astro Bot segue o modelo clássico da Nintendo de ser fácil de aprender, uma alegria de jogar e um desafio de dominar. É um jogo que pode reacender a maravilha do jogo no mais cansado dos corações.

Astro Bot Rescue Mission evoluiu a partir do Robot Rescue, um dos minijogos gratuitos disponíveis sob o guarda-chuva Playroom VR, projetado para exibir o PlayStation VR (PSVR). Aparentemente, os desenvolvedores do Japan Studio concordaram com os primeiros usuários que acharam que o minijogo funcionaria bem como um título independente. Semelhante ao seu antecessor, em Astro Bot você conduz um robô (fofo o suficiente para um acordo de licenciamento) em uma missão para resgatar seus companheiros que estão presos em recantos espalhados por diferentes ambientes. O que eleva a jogabilidade de plataforma simples (com toda a coleta de moedas de ouro) a algo especial é a maneira impressionante como os desenvolvedores usam os recursos 3D da VR para brincar com as perspectivas dos jogadores.

A busca por robôs fará com que você espie em todas as direções ao seu redor. Há algo fabulosamente alterador em olhar em uma direção que a mente sabe ser o chão, mas aos olhos parece uma queda vertical que você esperaria ver enquanto olha para um desfiladeiro. O Astro Bot foi projetado para que seus olhos sejam guiados para frente e para trás entre os objetos que parecem estar ao alcance da mão e aqueles que parecem estar longe . Um dos meus exemplos favoritos envolve manobrar o Astro Bot em uma viga alta e estreita que corre ao longo de uma parede ao fundo e, em seguida, espiar por entre as vinhas de uma planta para acompanhar o progresso do pequenino.

Ocasionalmente, você será solicitado a colocar o controlador virtual em um dispositivo que o recondiciona com atualizações especiais acessíveis ao deslizar o dedo sobre o touch pad. Uma habilidade permite que você crie pontes de corda que se estendem do controlador até um gancho à distância. Outro permite que você lance estrelas ninja. Essa mecânica torna o mundo um pouco mais tangível, mas o level design é a verdadeira estrela aqui.

baterista de soco mortal de cinco dedos

Nunca toquei nada parecido com o estágio Feed Willy, que agradavelmente mexeu com meu senso de equilíbrio. Nesse nível, você guia o Astro Bot através de uma baleia e observa enquanto a água dentro da criatura sobe acima da sua cabeça e desce em um ritmo semelhante ao do oceano. O palco me fez sentir como se estivesse nadando na minha sala de estar.

Jogar Astro Bot Rescue é como entrar no seu próprio parque de diversões. É um dos poucos jogos que justificam a existência do PSVR.

Christopher Byrd é um escritor que mora no Brooklyn. Seu trabalho apareceu no New York Times Book Review, no New Yorker e em outros lugares. Siga-o no Twitter @Chris_Byrd .

Críticas recentes do jogo:

'Assassin’s Creed Odyssey' é muito divertido. Se você tiver tempo para jogar de verdade.

‘Stay’ é um romance visual brilhante que zomba de você por negligenciá-lo. Você não vai querer.

'Destiny 2: Forsaken' é viciante e divertido de jogar. Até que não seja.

‘Shadow of the Tomb Raider’ é bom no que faz, mas parece terrivelmente familiar

O que Megyn Kelly disse sobre o Blackface