A maior surpresa de 'Aquaman' é o destino dos vilões

Observação: os principais spoilers 'Aquaman' estão abaixo. Não dê um mergulho profundo, a menos que você tenha visto o filme.

De todas as surpresas de Aquaman - incluindo que foi um filme da DC que foi brilhante e divertido, tem o poder de fazer os espectadores esquecerem da Liga da Justiça e não inclui ninguém que tenha uma mãe chamada Martha - talvez a maior surpresa foi como o vilões foram controlados.

Ou seja, eles sobreviveram. Ambos: Ocean Master (Patrick Wilson) e Black Manta (Yahya Abdul-Mateen II). Essa é uma raridade de filmes de super-heróis.

As revanche não têm sido uma grande coisa na era do cinema de super-heróis, em parte porque muito da empolgação dessas franquias é ver quem será o novo vilão em cada filme. Sim, sabemos que Thanos e seus dedos estalando voltarão em breve, mas sabíamos que Avengers: Infinity War teria uma parte dois. A Warner Bros. e a DC Entertainment poderiam simplesmente convocar a próxima Rodada Aquaman 2.

‘Aquaman’ é um dos melhores filmes de super-heróis da DC

Ocean Master passa a maior parte do filme planejando o fim do mundo da superfície acima da água e de seu irmão bastardo Aquaman / Arthur Curry, que representou sua maior ameaça ao trono subaquático de Atlântida. Ele tem várias batalhas pesadas em CGI com o irmão que ele nunca amou e cede na batalha final entre os dois. Ele finalmente implora a Aquaman para matá-lo por sua falha em ser vitorioso na batalha.

Mas Aquaman se recusa, dando a seu irmão destronado a chance de colocar os olhos na mãe há muito perdida (Atlanna de Nicole Kidman) que ambos pensavam estar morta. O Mestre do Oceano percebe não apenas que sua mãe ainda estava viva, mas que o irmão que ele considerava responsável por sua morte, na verdade a salvou. Naquele momento, ele parece desanimado. Com sua mãe viva, a raiva que guiou Ocean Master por toda a sua vida parece ter sido posta de lado. Ele é levado para uma prisão Atlante enquanto Aquaman diz que ele está pronto para conversar e abraçar se chegar a hora.

Provavelmente Aquaman não perdoará tanto a Black Manta. A cena pós-crédito de Aquaman revela que o vilão sobreviveu à batalha no meio do filme, depois de ser encontrado flutuando na água pelo Dr. Stephen Shin (Randall Park), o comentarista da televisão obcecado por Atlântida que poderia ser a coisa mais próxima de um novo vilão em uma sequência potencial de Aquaman.

A raiva de Black Manta e a obsessão do Dr. Shin parecem o time perfeito. Eles poderiam usar as habilidades de Black Manta para navegar em qualquer profundidade dos mares e tirar o Ocean Master da prisão em Atlantis para ajudar a derrubar Aquaman? Ou será que o Mestre do Oceano será reabilitado após ser reunido por sua mãe e lutar pela Atlântida e pelo mundo livre ao lado de seu irmão recém-coroado?

Talvez o diretor James Wan e sua equipe tenham percebido que seria melhor trazer de volta dois bandidos que parecem fantásticos na tela (sério, a máscara do Ocean Master sozinha é uma conquista cinematográfica), do que tentar mergulhar nos restos de uma galeria desonesta que, de outra forma, está faltando seriamente. Você sabe como os filmes de super-heróis são tão grandes agora que até os bandidos como Venom e o Coringa estão tendo seus próprios filmes? Bem, não espere que Aquaman produza tais derivados. A menos que você seja aquele fã que está morrendo de vontade de ver o Maroto Maroto.

Preparar-se para trazer esses bandidos de volta para a próxima aventura da franquia foi a decisão certa.